29 maio 2014

Arquitetura: reciclando caixas d´água para belos edifícios!

Um bom arquiteto não apenas cria... ele modifica! A criatividade deve ser uma função sempre essencial de um bom profissional, e enxergar o potencial de um espaço deve ser algo imprescindível.

Quase todas as casas tem sua própria caixa d’água ou reservatório e todas as cidades precisam ter uma estação principal de distribuição. Porém, quando esse espaço não tem mais utilidade, o que fazer?

Se deixar ao sabor do tempo as interações serão óbvias. O limo vai se alastrar, a vegetação ao redor vai começar a entrar e é possível que alguns animais comecem a usar esse espaço como abrigo.

Bom, porque não dar um futuro mais interessante do ponto de vista arquitetônico? Conheça 5 projetos baseados em caixas d’água abandonadas que são de tirar o folego!

1 – Casa rodeada de árvores – O projeto belga do escritório de arquitetura Crepain Binst otimizou o espaço deixado por uma antiga estação de distribuição de água da cidade de Antwerp para criar uma casa de seis andares.

O estilo inovador e contemporâneo foi incrementado por longas placas de vidro que servem para iluminar o ambiente e proporcionar ao moradores a bela paisagem formada pelas árvores.





2 – Hotel dos sonhos – Uma vila na Inglaterra de apenas 400 habitantes ganhou um super presente. Na antiga caixa dágua da cidade foi construído um hotel de 5 andares e 21 metros. O empreendimento recebeu o nome que, em tradução literal, significa Casa nas Nuvens.




3 – Castelo d’água – A bélgica trás um segundo exemplar de aproveitamento de espaço. A torre que sustentava a caixa d’água da cidade foi transformada no Chateau d’Eau. O arquiteto responsável foi Mauro Brigham e a estrutura usada foi usada na segunda guerra para abastecer brigadas nazistas.



4 – Arte vitral – Morar em um lugar que já teve outra finalidade que não era uma residência é bem estiloso, mas fazer arte sob uma construção antiga também tem um valor inestimável. O artista Tom Fruim criou uma peça única que foi batizada de Watertower.



5 – Caixa escola – Na Dinamarca uma estação de reserva de água aposentada foi transformada em uma residencia para estudantes. O prédio agora possui quartos para universitários e salas de estudo que podem ser usados por todos da região para fins acadêmicos.




Gostou dos projetos? Se deseja se aventurar a construir uma casa no estilo acima, utilize uma Caixa D’água Taça da Caixas D’água Brasil, certeza de uma caixa de qualidade e com grande durabilidade.



Blogger: 0 Comentários

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...