27 dezembro 2013

Granito: dicas de utilização




O granito (não confundir com mármore, limestone, marmoglass, nanoglass, ou silestone!) é um material muito utilizado e especificado para ambientação de interiores. Essa rocha ornamental pode ser usada desde consoles, mesas, balcões, apoios, divisórias, revestimentos verticais e horizontais, piso de granito e degraus, e nos mais diversos usos, é empregada com grande versatilidade. 

Entre suas características, estão a boa resistência a choques, baixa porosidade, facilidade de limpeza (limpar com sabão neutro e um pano úmido), boa resistência à abrasão, choques, riscos, e claro, a variedade de cores, beleza e o brilho naturais do material.

Possui vantagens em relação ao mármore, por exemplo, pois este é mais poroso, e não muito indicado para superfícies molhadas. O mármore absorve muito a água, provocando manchas na rocha, mais facilmente que o granito.

Em relação ao Silestone (que não é natural, e sim, industrializado), o granito ganha na relação custo-benefício, pois o m² das peças de Silestone é bem mais elevado do que o granito, que se bem manuseado, executado e aplicado, pode conseguir efeitos bem parecidos.

O preço pode oscilar de acordo com o padrão escolhido, e as cores, podem variar. A variação de cor depende do local de extração na natureza, existindo os padrões mais raros em colorações branca ou azul, e os mais comuns, em tons de verde ou cinza. A beleza natural da rocha é conseguida através dos veios de cada placa, que dificilmente se repetem, dando um valor único ao ambiente onde estão presentes. 

Para conseguir um orçamento, já facilita bastante levar a metragem pretendida, ou até mesmo o projeto completo feito pelo arquiteto, com as medidas, especificação do padrão, e detalhes de acabamentos. É preciso ficar atento ao prazo de entrega da empresa contratada, pois caso não tenham o tipo escolhido em estoque, é preciso saber quanto tempo levará para que chegue o pedido, somado ainda ao tempo de execução das peças. Geralmente, o preço do m² varia de 250 a 600 reais.

A dica para os ambientes e interiores é utilizar o granito em cores que harmonizem com o projeto do mobiliário (como em cozinhas e wcs), e buscar tomar partido da exploração da expressividade do próprio material. O seu uso ideal é para áreas de escadas, cozinhas, wcs, principalmente nos locais de banho (box) balcões de cubas e torneiras.

A escolha pelo granito garante um ar de sofisticação, nobreza e muita beleza aos ambientes. Com certeza uma ótima opção para especificar para o seu cliente, ou escolher para o seu lar!




Veja abaixo mais imagens...















Blogger: 0 Comentários

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...