30 março 2012

Archilovers: a rede social da arquitetura




Já estamos habituados às redes sociais, como Twitter, Facebook...algumas pessoas inclusive utilizam esses canais não apenas para uso pessoal, mas como potente ferramenta de interação profissional. Pensando nisso, foi criada a Archilovers, uma rede social exclusiva para arquitetos, designers e profissionais do ramo.
Ao se cadastrar, o profissional pode compartilhar no site seus projetos, criar listas de produtos, além de postar comentários, interagir e socializar conteúdo com outros integrantes.
Acho uma boa dica para quem quer tanto divulgar o seu trabalho internacionalmente, quanto para conhecer projetos de profissionais ao redor do mundo. Também é uma ótima ferramente para fazer networking e contatos.

Acesse o site aqui: http://www.archilovers.com/






29 março 2012

A Luminária dos Sete Mares!




Essa interessante luminária em formato de corda é ideia do Atelier 688, e remete às viagens de navio e às cordas dos convés. Bem original e criativa, consiste numa grossa corda que possui lâmpadas embutidas em suas extremidades. Ideal para a decoração de um ambiente com um ar mais rústico ou industrial, também achei legal para ambientar a casa de quem adora viajar: a luminária confere um ar instantâneo de aventura.






Ficaria perfeita nesse quarto: http://arquitetablog.blogspot.com.br/2011/03/quarto-navio-pirata.html

Dá para comprar aqui (não é muito barata! hehe): http://www.etsy.com/listing/73123165/atelier-688-original-manila-rope-lights




28 março 2012

Zaha Hadid critica segregação espacial do Brasil




A arquiteta iraquiana  Zaha Hadid, está no Brasil, participando do evento Arq. Futuro. Zaha concedeu uma entrevista ao jornal Estadão, em que criticou o modo como a cidade brasileira é planejada, apontando para o modo segregador como os espaços públicos são concebidos:



"Em muitas cidades ao redor do mundo, e não apenas no Rio, houve nos últimos anos uma tendência à construção de muros, de espaços privados. Mas há 300 anos nós tentamos, de certa maneira, liberar a cidade, abri-la, torná-la mais porosa, mais acessível, criando parques e espaços públicos que todos podiam usar. Ao fazer essas fortalezas privadas, como cidades muradas dentro da cidade, demos um passo para trás. Creio que já há resposta a isso, porque é um jeito muito arcaico de se viver. O urbanismo contemporâneo deve conectar as pessoas, não dividi-las."


Muito interessante a colocação de Hadid, diversos arquitetos brasileiros menos famosos e estrelados já vêm batendo nessa tecla. Vamos esperar que as autoridades, planejadores, arquitetos, urbanistas e a sociedade como um todo prestem mais atenção a esse grave problema das cidades brasileiras. 



Leia a entrevista na íntegra aqui: 
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,arquiteta-iraquiana-examina-metropoles-brasileiras-e-critica-segregacao-do-espaco-publico,854151,0.htm




27 março 2012

Homenagem a Mies van der Rohe





O Google está prestando uma homenagem ao arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe. É que hoje, 27 de março, é comemorado o nascimento do arquiteto, que faria 126 anos.

O doodle mostra o Crown Hall, a emblemática caixa de vidro, marca registrada do arquiteto, em estrutura metálica com o nome do Google dentro. Entusiasta da máxima "menos é mais", reveja abaixo alguns dos ícones da arquitetura e do design do século XX que o arquiteto criou:

Ps.: Para saber mais sobre o arquiteto, recomendo o documentário Regular or Super


Crown Hall
Casa Farnsworth
Pavilhão alemão em Barcelona
Cadeira Barcelona





20 março 2012

Feliz Dia do Blogueiro!




Hoje é dia do blogueiro! Então parabéns para todo mundo que tem um blog, escreve pra um blog...enfim, para os blogs parceiros do Blog da Arquiteta e para todos em geral!

#felizdiadoblogueiro!!





19 março 2012

Feiras e Eventos 2012




Passou o mês do carnaval e os eventos, feiras, congressos e palestras sobre arquitetura começam a aparecer. Para ajudar vocês a selecionarem para onde ir esse ano, esse post reuniu os principais eventos arquitetônicos para 2012. Confiram:


Março:

Arq.Futuro -   Rio de Janeiro, 29 e 30
FEICON BATIMAT - São Paulo, 27 a 31
Feira Internacional de Produtos e Acessórios para cozinha e banheiro - São Paulo, 21 e 22

Abril:
Coverings 2012 - Orlando, EUA, 17 a 20
Morar Mais por Menos - Goiania, 04 de abril a 13 de maio
Expo Lux São Paulo - 25 a 28
Salão Internacional de Móveis de Milão - 17 a 22

(...)

15 março 2012

Celebridades e Arquitetura II


Já vimos aqui no blog alguns famosos que são, quase foram, ou tem vontade de ser arquitetos. Vamos ver mais alguns exemplos?


Tom Jobim



Na mesma época em que ganhou o seu primeiro piano, o músico Tom Jobim quis seguir a carreira de arquiteto. Ele chegou a cursar o primeiro ano da faculdade na década de 1940, e até trabalhou num escritório. Mas largou o curso, pois viu que sua verdadeira paixão era a música:
"Entrei para a Faculdade e cheguei a cursar o primeiro ano. Porém a música era para mim um apelo irresistível, e descobri que os meus "castelos" jamais seriam construídos com cimento e tijolos".



 Jessier Quirino

  O paraibano Jessier Quirino, cantor,   poeta e compositor, cursou Arquitetura na UFPB em João Pessoa, concluindo o curso em 1982. Ainda atua na arquitetura, atividade que concilia com os shows e apresentações. Possui obras espalhadas por todo o Nordeste, especialmente na área de   concessionárias de automóveis.







Carla Bruni

A modelo italiana, cantora, e atual esposa do presidente francês Nicolas Sarkozy, cursou arte e arquitetura na Universidade Sorbonne em Paris, mas aos 19 anos largou os estudos para seguir a carreira de modelo, e nunca concluiu o curso depois.








Carlos Moreno

O garoto propaganda da Bombril é realmente 1001 utilidades. É arquiteto, formado pela USP, e ainda fez pós-graduação em Graphic Design na California, EUA. Nunca exerceu de fato a profissão de arquiteto, pois trabalhava como ator de teatro, até ser revelado como o ator das campanhas da Bombril.








Adolf Hitler

Por essa você não esperava. Adolf Hitler (medo!) era simplesmente aficcionado por arquitetura, arte e seu grande sonho era se tornar pintor ou arquiteto. Aos 19 anos, órfão, vai para Viena e tenta por duas vezes, sem sucesso, ingressar na faculdade de artes. Pobre e sem emprego, passou a pintar postais e vender nas ruas. O fim dele vocês já sabem!













Lembra de mais alguém? Deixa nos comentários! ;)



13 março 2012

Crítica: Filmes sobre Arquitetura e Urbanismo




Já vimos aqui no blog algumas dicas de documentários sobre arquitetos. Agora, vamos ver três excelentes filmes que tem como objetivo criticar de alguma forma a arquitetura, o urbanismo, e como eles interferem ou moldam o comportamento das pessoas que vivem nas cidades. Enjoy!

Medianeras: O filme de Gustavo Taretto se passa em Buenos Aires, e aborda o tema da solidão nas grandes cidades. É um olhar crítico sobre a história de dois vizinhos (Martin e Mariana) que se sentem muito sós, mas não se conhecem apesar de morarem lado a lado, e a arquitetura serve de metáfora ao isolamento e falta de comunicação entre as pessoas. Os personagens moram em quitinetes depressivos, sem muita iluminação e espaço, e o filme mostra as suas angústias tendo a cidade como cenário. Muito interessante!
Assista o trailer: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_kBGW1RqUvQ




Um Lugar ao Sol: O documentário causou reboliço entre a alta sociedade, especialmente entre os entrevistados: o diretor Gabriel Mascaró contactou moradores de um tipo de edifício muito peculiar- coberturas - de três capitais do Brasil (Recife, São Paulo e Rio de Janeiro), propondo realizar uma entrevista filmada sobre como eles se sentiam morando nas coberturas. Através dos depoimentos, o cineasta conseguiu retratar bem a questão das diferenças sociais que existem nas grandes cidades, os temas do status, do poder, e da hierarquia dos moradores. Um excelente retrato dos preconceitos da sociedade brasileira, e de como o local onde se mora pode moldar ou refletir a sua personalidade. Recomendado! Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2hAlS6-tutk




Recife Frio: O curta metragem de Kleber Mendonça Filho é um "documentário ficção" que conta a fantasiosa história narrada por um programa de tv argentino de que o Recife mudou de clima, e de repente ficou frio. A mudança climática na verdade é uma grande metáfora da crueza existente nas relações entre os cidadãos, do descaso com a cidade e a rudeza do urbanismo que podem existir numa grande metrópole, mas mostra situações no mínimo inusitadas/engraçadas de uma lugar que fazia muito calor e agora de repente está nevando. Muito bom! Veja um trecho: http://www.youtube.com/watch?v=B8DIn_nU6WI





09 março 2012

A Casa Minimalista da Barbie




Esse ano a boneca Barbie lançou a sua versão arquiteta. Então nada mais justo que alguém pensasse numa nova versão para a Barbie Dream House, ainda que não seja um produto licenciado da Mattel.

A empresa responsável pela criação da versão ultra-moderna e minimalista da casinha (cuja escala serve para qualquer boneca de até 30cm, não apenas a Barbie) foi a Miniio, que desenvolveu uma residência térrea, e outra de dois andares, utilizando materiais como pedra, madeira e plástico. A casa vem decorada com diversos móveis, em design super atual.

Desconfio que vai virar objeto de desejo não só para crianças, mas também para muitos adultos que não dispensam a beleza de uma boa miniatura!

A casinha térrea custa 199 Euros, e a de 2 andares, 399. Ambas podem ser compradas no site da marca. A entrega é grátis para todos os países. Também se pode comprar só os móveis em separado. E aí, quem tem coragem de pagar o precinho salgado por esses mimos?  =)










06 março 2012

Arquitetos Brasileiros: Vilanova Artigas




Vamos conhecer um pouco da vida e obra do arquiteto João Batista Vilanova Artigas.
Artigas nasceu em Curitiba, em junho de 1915, e se formou na Escola Politécnica da USP, em 1937. Ainda estudante, envolveu-se com o Grupo Santa Helena, um coletivo de artistas de vanguarda, onde pôde desenvolver suas habilidades com desenho. Apesar de curitibano, foi em São Paulo que desenvolveu e consolidou a sua carreira, tendo atuado tanto em escritório como na carreira acadêmica. Foi professor da FAU USP, escola que ajudou a fundar, e a reformular o currículo, e cujo projeto arquitetônico é de sua autoria.

Sua arquitetura é associada ao movimento arquitetônico Escola Paulista , e se caracteriza pela verdade e plasticidade estrutural, a exploração da estética do concreto, a presença de cores fortes, a valorização de espaços coletivos em detrimento dos individuais - característica que traduzia os seus ideais políticos. Filiado ao partido comunista, Artigas foi exilado pelo governo militar, retornando ao Brasil e ao ensino em 1979. A historiografia considera que a sua obra se dividiu em três grandes fases: uma primeira, inspirada por Frank Lloyd Wright, uma segunda, racionalista corbusieriana, e a última, inspirada pela arquitetura tardia de Le Corbusier e brutalismo. Faleceu em 12 de janeiro de 1985.

É um dos mais importantes arquitetos do Brasil, e recebeu da Union Internationale des Architectes - UIA os prêmios Jean Tschumi, em 1972, por sua contribuição ao ensino, e Auguste Perret, em 1985, pelo conjunto da obra. Foi o grande mestre da arquitetura moderna paulista, responsável por influenciar gerações de importantes arquitetos, como Paulo Mendes da Rocha e Lelé.

Casa do Arquiteto
Edifício Louveira
Casa dos Triângulos
Rodoviária de Jaú
FAU USP
Para Conhecer mais:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/159662/caminhos-da-arquitetura/
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3078526/joao-vilanova-artigas/



05 março 2012

LEGO® Architecture: Sydney Opera House!


A LEGO acaba de lançar o seu mais novo exemplar da linha Architeture: 2012 foi o ano da Opera de Sydney! Projeto do arquiteto Jørn Utzon, a Opera foi inaugurada em 1973, num projeto plástico e estrutural bem ousado para a época.

O modelo LEGO foi desenvolvido pelo artista Adam Reed Tucker, e é constituído por 260 peças. O que vocês acharam do resultado final?






Mais informações: http://architecture.lego.com/
Comprar: Ainda não vende no Brasil. Nos EUA será $39
Veja aqui as edições anteriores da série Architecture:
http://arquitetablog.blogspot.com/2011/04/lego-architecture.html
http://arquitetablog.blogspot.com/2011/09/lego-architecture-robie-house.html



03 março 2012

O blog de arquitetura do Moby


O amante da arquitetura em Brasília

Vocês sabiam que Moby tem um blog? E que o blog é de arquitetura?
Desde que se mudou para Los Angeles, o músico iniciou o blog "Moby Los Angeles Architecture", onde posta fotos tiradas por ele, da arquitetura da cidade.
Moby tira fotos de casas, desde as mais simples às mais sofisticadas, e cada foto vem sempre acompanhada de uma parte escrita, onde ele tece comentários sobre o estilo, características e as suas impressões sobre a edificação em questão.
Uma dica interessante para quem quiser ler um pouco sobre o olhar de um ex morador de Nova Iorque a uma cidade como L.A., e o impacto que as construções de lá causaram nele.
O blog, claro, é em inglês.


Algumas fotos tiradas por ele:











LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...