29 setembro 2011

Tudo azul na India...





Oi, gente! Hoje resolvi mostrar pra vocês uma cidade indiana muito curiosa...Jodhpur é uma cidade turística não somente pelas fortificações, palácios e templos antigos, mas também por um curioso fato: a maioria das construções são na cor AZUL! Estranhamente (ou não) os moradores sempre pintam as suas casas em tonalidades azuladas, e alguns dizem que isso tem a ver com o sistema de castas indiano...mas ainda não há uma explicação plausível para o costume, e várias teses circulam por lá. Dessa forma, a cidade virou uma bela atração no cenário do deserto de Thar, onde está situada. Bonito de se ver!




População no preparo das tintas



VEJA MAIS FOTOS: 

22 setembro 2011

A Casa do Kanye West!






Gente! Olhem só a decoração da mansão em Hollywood Hills do cantor Kanye West!
Super moderninha...os personagens de desenhos animados deram o tom descontraído e divertido requisitado por Kanye. Dá pra ver que ele é bem fã dos Jetson, né? heheheh




A cadeira dos irmãos Campana de ursinhos de pelúcia caiu como uma luva no espírito da decoração, arrematando o quadro do Elroy! Esse aquário/coluna acima da banheira também tá bem interessante.







Destaque também para as obras de arte: muitas telas, esculturas e referências à arte pop. Além do mobiliário de designers famosos.





Decoração criativa e alegre! Um equilíbrio legal do jovial com itens adultos. Uma boa inspiração... ;)



______________
21 setembro 2011

Casa Folha



Que legal o formato dessa casa! Fica em Angra dos Reis no Rio de Janeiro, e o telhado funciona como uma grande folha que protege a casa do sol, e por dentro, pés-direitos altos ajudam o vento a circular e garantir a ventilação natural.

Achei o resultado final uma solução arquitetônica bem trabalhada e uma forma interessante de lidar com o meio natural: o sol, os ventos, e a paisagem. A interação entre o interior e o exterior é garantida pelas generosas aberturas, é como se a natureza e os espaços da casa se confundissem. As varandas, espelho d´água e os materiais como palha e madeira, reforçam essa noção.

Muito bom!











_____________________
16 setembro 2011

Buenos Aires!



Caminito...

O motivo para o meu sumiço aqui no blog é na verdade muito justo... Estou em Buenos Aires! Vim pela primeira vez e JÁ QUERO VOLTAR! Essa cidade é tudo de bom...assim que voltar, postarei as novidades e as dicas de tudo de mais legal que estou vendo por aqui!

Aguardem, que vale a pena!


;)



____________________
14 setembro 2011

Forest Pavilion






O Forest Pavilion (Pavilhão da Floresta) é projeto do escritório nARCHITECS, e fica em Hualien, Taiwan. É um espaço destinado a apresentações e reuniões, e faz parte do parque ecológico da floresta Da Fu. Ele foi criado por que uma nova floresta está sendo plantada, chamando atenção para a causa ecológica. É feito de bambu verde, numa técnica que já foi desenvolvida pelo escritório em outros projetos.

Particularmente gostei bastante da ideia, achei que a delgadas varas de bambu deixaram toda a estrutura com muita leveza, parecendo uma escultura...a transparência ajudou nessa noção, e os arcos em tamanhos diferentes conferiram variedade ao todo. Resumindo, o resultado foi beleza plástica, aliada a ousadia estrutural e ficou bem interessante!






VEJA MAIS FOTOS
12 setembro 2011

La Maison de Verre





A Maison de Verre (Casa de Vidro) é uma daquelas obras muito legais/interessantes, porém pouco conhecidas e citadas pela historiografia da arquitetura moderna...uma casa incrível projetada pelo designer de interiores Pierre Chareau, o arquiteto Bijvoet Bernard e o artesão Dalbet Louis.

Finalizada em 1932 em Paris, França, é um exemplar dos primeiros anos do modernismo, projeto de reforma desta casa (clique), de propriedade da família Dalsace. O design levou em consideração a verdade dos materiais, transparência, variedade de formas e espacial, e o diálogo entre elementos industriais e mobiliário tradicional. 






Pode-se considerá-la uma verdadeira "máquina-de-morar" pois todos os mínimos detalhes foram pensados, e a casa funciona através de vários mecanismos: janelas abrem-se por manivelas, escadas são retráreis, todo mobiliário foi projetado levando em consideração a flexibilidade e mutação dos ambientes - paredes giratórias, painéis deslizantes...tudo isto para facilitar também a divisão de usos, já que o térreo era destinado ao consultório médico do dono da casa.

Outra inovação que ela trouxe foi o uso do tijolo de vidro em toda a fachada, característica marcante da sua concepção. O piso emborrachado, e a estrutura em aço também eram novidade, e ressaltavam o aspecto industrial da residência. 






Um exemplar moderno de vanguarda e de excepcional beleza plástica e espacial (imaginem tudo isso em 1930!), a Maison de Verre foi comprada em 2006 por um historiador de arquitetura americano, que restaurou-a e mora por lá, mas permite excursões para conhecer a casa. Se estiverem em Paris, vão lá! 

Endereço: 31 Rue St-Guillaume, Paris, França.

Pra quem se interessou, esse livro é muito bom, mostra a casa e também outras realizações de Pierre Chareau como designer: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=154809&sid=97014111013912383328628946



______________
08 setembro 2011

Brasília: Superquadra 308 e Igrejinha!






A Superquadra 308 é a ideal para se visitar, foi a única construída totalmente de acordo com o projeto original. Além dos edifícios em bloco sobre pilotis, soltos na quadra como prega o urbanismo corbusieriano, há ainda as escolas e a Igrejinha. ..


Veja mais:

07 setembro 2011

Casa de chá ou Ponte? Os dois!





Olhem só como o design contemporâneo pode aliar tradição e atualidade: este projeto é uma casa de chá, e ao mesmo tempo uma ponte...itens fundamentais do jardim chinês!

O projeto é do escritório estadunidense FREE Fernando Romero Enterprise, fica em Jinhua, China, e tem uma história bem curiosa: depois de enviado o projeto, o governo chinês parou as comunicações com o escritório, que tentou contato diversas vezes...acharam então que tinha ficado por isso mesmo e não ia ser feito. Um ano depois, receberam um e-mail com as fotos do projeto já construído...mais direto ao ponto, impossível! hahahhaha...









Gostei!



______________
06 setembro 2011

Escritório da Inventionland





Vocês já ouviram falar da empresa norte-americana Inventionland? Ela inventa (claro!) produtos, e patenteia várias coisas inéditas que descobrem por lá. E num lugar onde a capacidade criativa é o ganha-pão da empresa, o ambiente com decoração mirabolante, descontraída e cheia de invencionices é regra! Vejam só cada coisa maluca:









Inventionland é uma loucura, hahaha!




_______________
05 setembro 2011

Museu Soumaya





O Museu Soumaya fica em Granada, México, e é todo revestido por essa malha de hexágonos metálicos, super reflexiva! Me lembrou esse tecido aqui, =P

Segundo o arquiteto Fernando Romero, foi concebido com uma escultura urbana, para ser um ícone contemporâneo na paisagem do México, e as fachadas são de concreto translúcido!  A estrutura, metálica, permitiu grandes vão para a exposição.







Edifício interessante! =)



_____________

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...