31 agosto 2011

Niemeyer: Antena Flor do Cerrado




E Niemeyer continua  de vento em popa projetando por aí! Essa é uma das suas mais novas obras, a antena Flor do Cerrado em Brasília, transmissora do sinal digital na cidade.












O conceito do design quis fazer alusão às flores da região, como um elemento que brota da paisagem. As cúpulas são mirantes, de onde se vê o por-do-sol e a cidade ao longe. Uma forma nada usual e bem diferente para uma antena...o que acharam?  =)




_____________
29 agosto 2011

Mesinha de centro deslizante




Olhem que prática e versátil essa mesa de centro, chamada de Low Table, design de Atilla Kuzu para a Conde House. Dividido em quatro, o tampo desliza em diferentes direções, podendo funcionar da maneira mais conveniente: aberta, totalmente fechada, ou ainda com um dos módulos transforado em recipiente para objetos.







Criativo! Excelente inspiração... =)



_____________

New York by Gehry




Mais um arranha-céu emblemático para o skyline de Nova Iorque: o edifício New York by Gehry (projetado pelo próprio - Frank Gehry). Possui 903 unidades, com torções nas fachadas em aço inoxidável que criam bay windows para os apartamentos, fazendo com que cada um tenha uma vista panorâmica da paisagem. A torre possui 265m de altura, sendo a oitava maior de Nova Iorque, e a maior do ocidente de uso habitacional. Segundo o escritório:


"Para seu primeiro projeto residencial em Nova York, o arquiteto Frank Gehry reinterpretou a linguagem de design do clássico  arranha-céu de Manhattan, com faixas ondulantes de aço inoxidável que refletem a mudança de luz, transformando a aparência do edifício ao longo do dia."








Interessante ver o design marcante de Gehry aplicado à um tratamento de fachada de edifício vertical...as faixas serpenteantes deram um tom original e dinâmico! =)



______________
26 agosto 2011

Gossip Girl: Quarto da Serena na casa da Blair




Quem assiste a série Gossip Girl, sabe que na quarta temporada a personagem Serena, que mora com a família aqui, ganha um quarto na casa de Blair...e que decoração linda!

Todos os cenários da série são da designer Christina Tonkin, que para o quarto de Serena elegeu o amarelo como tom predominante.




Os móveis e cortinas em tom verde, associados à iluminação estratégica deram um ar de jovialidade e frescor à ambientação.  Alguns móveis são em preto, dando o contraponto cromático da composição. As obras de arte também merecem destaque, como o quadro da mulher em tons de rosa, e esse painel de borboletas acima da cama, que aliás, é um show à parte...muito lindo!





Delicado e simples! Ótima inspiração.

Ps: Se você tá procurando o quarto da Serena no apartamento dos Van der Woodsen, clique aqui.
Ps2: Para saber mais informações sobre a escultura de borboletas, clique aqui.



______________
25 agosto 2011

Lucy in Disguise: Loja da Lily Allen




Olhem só esse revestimento dourado da loja Lucy in Disguise (Londres), da cantora Lilly Allen e sua irmã Sarah Owen: um luxo! Acho que não são pastilhas, mas sim plaquinhas metálicas douradas. Se a intenção era dar destaque à pequena fachada e chamar a atenção de quem passa, conseguiram! Além do que, ficou bem charmoso.






Por dentro, a loja segue um conceito de decoração que deixa o cliente bem à vontade, numa atmosfera que recria um ambiente caseiro: parece que você está comprando numa enorme sala de visitas, com carinha de brechó mesmo, mas sem parecer desleixado. O piso xadrez ajuda nessa questão de deixar o lugar informal, porém chique. Gostei! O que acharam?

Site da loja: http://lucyindisguiselondon.com/



_____________
24 agosto 2011

Poltrona Tulipa





Interessante o design dessa poltrona em formato de tulipa (ou outra flor...). Se chama Morning Drew, e é da empresa bruhl & sippold (eles tem outros móveis super diferentes, vejam o site!): tem de um e dois lugares e vem em diferentes cores. Ideal para quem gosta de um ar lúdico, ousado ou simplesmente personalizado, divertido, charmoso e refrescante em um ambiente. Estilosa!







_________________
23 agosto 2011

Brasília: Supremo Tribunal e Palácio do Planalto





O Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto são edifícios bem parecidos, mas possuem alguns detalhes que os fazem diferentes entre si.

Tem em comum as colunas, que parecem velas de uma jangada, revestidas em mármore branco. Ambos os edifícios parecem estar suspensos do chão, mas observem que o segundo está mais elevado que o primeiro, e a rampa de acesso é consequentemente mais elevada.







Nenhum dos dois tem visita guiada, mas isso não impede que sejam observados bem de perto...especialmente o da justiça, o do planalto tem uns seguranças que impedem que você se aproxime demais.








Ficam por trás do Congresso Nacional, um de cada lado da enorme praça dos três poderes (vá caminhando por ela e observando as esculturas dos Candangos, o Espaço Lúcio Costa...) e ambos valem muito a visita, pois são lindos! Essas colunas são inigualáveis...


______________
22 agosto 2011

Escritório da AOL




Quem lembra dos primórdios da popularização da internet certamente já ouviu a mensagem da AOL: You´ve got mail! Pois bem, vejam só como o escritório da empresa é legal! Entre os que já mostrei por aqui, (Google, Pixar, Facebook) esse foi o meu preferido...







O projeto é do escritório Estudio O+A, e explora o conceito do trabalho associado ao lazer, descanso, e ambientes que estimulem as mentes para atividades criativas. Muito colorido, com diferentes texturas e materiais de acabamento...adorei as luminárias vermelhas em cruz e a salinha de cortiça!






Quem queria trabalhar aí? =)


______________
19 agosto 2011

Fotografia de Arquitetura: Nelson Kon


Oscar Niemeyer
Lucio Costa e equipe

E no dia mundial da fotografia, não esqueçamos dos fotógrafos de arquitetura! O fotógrafo brasileiro Nelson Kon é perfeito para ilustrar essa homenagem.

Além de fotógrafo, Nelson é arquiteto formado pela USP, e especialista em fotos de arquitetura e cidades. Suas fotos são de grande importância, e estão presentes nos principais livros da história da arquitetura nacional. Ilustram também inúmeras matérias de revistas como AU, e estão presentes em diversas publicações internacionais. Kon já fotografou  edifícios de praticamente todos os mais importantes arquitetos do Brasil.



Lina Bo
Vilanova Artigas
Márcio Kogan

O diferencial de Nelson é a sua formação acadêmica, que além de permitir que ele conheça a história dos edifícios que fotografa, dá outra dimensão à compreensão que ele tem da fotografia: melhor ângulo, luz e enquadramento, devem também transmitir a essência de cada edifício, peculiar ao olhar sensível do arquiteto.

Para quem se interessa em estudar ou seguir carreira como fotógrafo de arquitetura, algumas dicas aqui.

Para ver mais fotos, visitem o site do Nelson Kon.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...