29 junho 2011

Celebridades e Arquitetura


muitos arquitetos célebres por aí, mas também existem muitas celebridades que são, tentaram, ou gostariam de ser arquitetos, sabiam?



Chico Buarque: Ingressou na FAU USP em 1963, mas já engajado com a música, largou o curso em 1965:  "Não falo que larguei a faculdade por causa do golpe de 64...eu também já estava começando a fazer música...não seria um bom arquiteto...fazia um trabalho de estagiário em escritório de arquitetura, meus colegas faziam plantas e copiavam não sei o que, e eu não sabia manejar aquilo, borrava tudo com nanquim, ficava uma porcaria. E eu não tinha gosto pela coisa técnica da arquitetura. Na verdade, não tinha talento para isso. Fui para arquitetura por exclusão, não sabia para onde ir. E naquela época tinha aquela empolgação, muita gente moça queria ser arquiteto por causa de Brasília, de Oscar Niemeyer". (techo de entrevista concedida a Fernando Eichenberg). Bem, acho que a troca foi boa, não? =)





Humberto Gessinger: O vocalista e os demais integrantes da banda Engenheiros do Hawaii eram estudantes de arquitetura da UFRGS em 1985, e formaram a banda para uma apresentação em festival da faculdade. Tinham uma rixa com os estudantes de engenharia que andavam de bermudas de surfistas, e o nome da banda é uma sátira disso. Humberto é casado com a arquiteta Adriane Sesti, colega da faculdade. Por causa da banda, Humberto não chegou a se formar.









Brad Pitt: O galã de Hollywood nunca chegou a cursar a faculdade, mas é apaixonado por arquitetura, e seu sonho é um dia se tornar um arquiteto. Um de seus arquitetos preferidos  é Frank Ghery, de quem é amigo, e em cujo escritório já "estagiou". Brad é tão fanático pelo assunto, que já escolheu fazer um comercial de desodorante na Casa Farnsworth (Mies), levou Angelina Jolie para conhecer a Falling Water, já foi capa da Architectural Digest, e já até deu palestra em congresso sobre as casas que construiu em Nova Orleans. Brad disse que quando se aposentar das telas, irá ingressar na faculdade. Quem quer ele como estagiário? =)






Falcão: E não é que o cantor e humorista cearense é arquiteto formado? Acredite, por trás de toda aquela indumentária extravagante, existe um arquiteto! Falcão entrou para a UFC, e demorou quase dez anos para se formarquando estava com 31 anos. Já na faculdade cultivava a fama de irreverente, quando criou o grupo AMA (Associação dos Machos da Arquitetura): "Sempre quis fazer arquitetura, e antes de terminar já comecei a trabalhar, fazer uns projetos pequenos, casa de cachorro, gaiola de passarinho, casa de sogra de cunhado e essas coisas (risos). Quando terminei resolvi montar um escritório com dois colegas, mas coincidiu com a época que eu comecei a cantar e não vingou muito". Recentemente, Falcão assinou um projeto de decoração numa mostra, e disparou:  “Terá a decoração brega do Falcão”. Hahahah!


Durval Lelys: Também tem arquiteto no Axé! O vocalista da Asa de Águia é arquiteto, formado pela UFBA em 1981. Trabalhou na profissão por alguns anos, primeiro como estampador de uma empresa de tecidos, e depois em um banco, onde projetou cerca de 250 agências! Depois teve que focar na carreira artística e hoje a arquitetura é considerada o seu hobby: sempre que pode exercita esse lado, como quando projetou sua própria casa, e também a do seu irmão. Durval também é pintor e escultor, está sempre lidando com a arte de alguma forma. Legal!!!













Bem, acho que a maioria fez a escolha certa ao desistir da carreira, concordam?
E vocês, lembram de mais algum famoso que poderia estar nessa lista?


__________
28 junho 2011

Brasília: Museu e Biblioteca Nacional



Vamos a mais um post da minha ida para Brasília: O Museu Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília. 


Com projeto de Oscar Niemeyer, ambos estão localizados na Esplanada dos Ministérios, um pouco à frente da Catedral Metropolitana. Entre eles, uma grande praça aberta em concreto, com dois espelhos d´água. Foram inaugurados em 2006, em ocasião dos 99 anos de idade do arquiteto.




O Museu Nacional Honestino Guimarães tem forma de cúpula, todo branco, e uma grande rampa leva ao  acesso. Lateralmente, outras aberturas, e delas saca uma passarela/rampa curva em balanço. Tem 14.000 m², com uma extensa área para exposições. Por dentro, um grande mezanino suspenso, e mais rampas que interligam os níveis. Abaixo do mezanino não há pilares, efeito que foi conseguido pelo fato da estrutura ser suspensa ao teto da abóbada, ideia muito feliz já que por baixo há a liberdade da disposição dos objetos e dos percursos! Incrível mesmo...





A Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola possui aberturas em arco abatido na fachada, e uma grelha que protege as superfícies envidraçadas. É um volume mais prismático e contido, sem muita novidade plástica.





Vale a visita aos dois, gostei demais.


_________
23 junho 2011

Vitrine de Loja: Issey Miyake em Tóquio




Esse projeto para a vitrine e interiores da loja de Issey Miyake em Tóquio é de autoria do arquiteto japonês Yoshi Yamamoto. Ele utilizou efeitos de ilusão de óptica para simular cadeiras reais, quando na verdade só existem os encostos: os pés e assentos são pintados no piso!



Para conseguir o efeito, o arquiteto realizou um estudo para definir o tamanho que as imagens deveriam ter, para que de diferentes ângulos, as cadeiras fossem vistas com diferentes tamanhos e inclinações, criando essa brincadeira visual.





Criativo, simples, conceitual e interessante!

A instalação se chama 2D/3D Chairs, e quis expressar a filosofia do designer Issey Myiake: "do tecido 2d à roupa 3d".


___________
21 junho 2011

Zaha Hadid: Riverside Museum


Acaba de ser finalizado em Glasgow, Escócia, Reino Unido, O museus Riverside, de autoria da arquiteta Zaha Hadid. O que chama atenção no volume é o vertiginoso zigue-zague que se desenvolve no telhado, revestido de zinco. Como já é marca registrada da arquiteta, formas marcantes e design inovador, interessante!












___________
17 junho 2011

Teatro Nacional Cláudio Santoro




Mais um post sobre minha visita a Brasília, e hoje irei falar sobre o Teatro Nacional. Projeto de Oscar Niemeyer, o teatro fica localizado no Setor Cultural Norte, próximo da Esplanada dos Ministérios. Foi inaugurado em 1979, tem 46 m de altura, e a forma de um tronco de pirâmide.



Duas das fachadas são em estrutura metálica com vidro, e as outras, tem uma composição de pequenos blocos em diferentes tamanhos, de autoria de Athos Bulcão. Os jardins são de Roberto Burle Marx, e internamente há duas esculturas: O Contorsionismo, de Alfredo Ceschiatti, e O Pássaro, de Marianne Peretti. O teatro possui três salas de espetáculos.




Adorei conhecer mais esse monumento, é interessante a surpresa que os painéis de vidro causam, pois do lado de fora eles parecem marrons e opacos: ao entrar percebemos a transparência e somos inundados pela luz. A escada escultural arremata o ambiente, e as jardineiras suspensas no mezanino são muito bonitas! Dá pra tirar fotos muito legais escalando ou sentando nos bloquinhos das fachadas...;)




Sem dúvida um espaço arquitetônico muito belo! Quando forem, não deixem de visitar!


__________
16 junho 2011

Gossip Girl: A casa da Blair



Quem de vocês curte o seriado Gossip Girl? Confesso que sou bem viciada nas aventuras amorosas e na scandalous life of Manhathan´s elite hhehehehe.


Além de ficar vidrada nas aventuras de Serena, Blair, Nate, Dan, Vanessa, Jenny e Chuck, outra coisa que me chama muito a atenção na série é a decoração das casas das personagens. Recentemente, descobri que os interiores são assinados por Christina Tonkin, que também é a responsável pelo decor de Sex and the City. Nesse primeiro post, irei mostrar o apartamento no upper east side da patricinha milionária Blair Wardolf!




Blair tem um estilo que alia toques de contemporaneidade com o clássico. Então, os ambientes refletem bem esse espírito: peças clássicas, móveis de requinte, detalhes em dourado, candelabros, com algum objeto super atual inserido no contexto.

O piso em xadrez preto e branco na sala de estar chama atenção, e agrega personalidade ao local. As colunas e a escada que Blair adora descer para representar seus dramas deixam a penthouse ainda mais com cara de nobreza.



Em seu quarto, cores sóbrias e pastéis, tapetes, lustres de vidro e mutos tecidos finos, como o cetim dão o ar luxuoso típico de Blair. Seu closet é muito bem organizado por itens, e abriga direitinho sua coleção de sapatos e roupas de grife.





Futilidades à parte, vemos como é importante o papel do profissional do design de interiores para criar a atmosfera adequada, que a série requer. Fica tudo tão verossímil que quem assiste quase acredita que aquelas pessoas são reais e vivem mesmo ali! Se o designer conseguiu isso, prova que fez um bom trabalho!
E o apartamento da Blair, é lindooo!!!! hahahha

No próximo post sobre o assunto, veremos a cobertura de Serena e os van der Woodsen. XOXO! ;)


___________

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...