27 maio 2011

Escritórios Google



Quem disse que o seu ambiente de trabalho tem que parecer e ser sério e chato? Os escritórios do Google são a prova de que isso não faz sentido, pois eles acreditam que tornando o ambiente de trabalho um lugar divertido e confortável, o funcionário irá na verdade produzir mais e melhor.


E a decoração desses espaços reflete perfeitamente a filosofia da empresa...super criativa, dinâmica e inovadora, todo mundo fica com vontade de trabalhar lá! 



Para inspirar mesmo! ;)




_________
26 maio 2011

Pentel Pink


























Cansou da lapiseira preta? A Pentel lança uma novidade, a lapiseira 0.5 cor-de-rosa!

Bem feminina, é sempre bom um toque "mulherzinha" nos acessórios arquitetônicos. Se encontrar vendendo por aí, talvez compre, por enquanto ainda estou curtindo a minha branca! ;)

Preço: R$ 12,00


__________

Workshop da AA em São Paulo



Depois da edição do workshop do Rio, a AA abre mais uma edição no Brasil, desta vez, em São Paulo. Segundo os organizadores: 

"O objetivo desta segunda edição da oficina de design é a transformação dos ambientes, materiais e culturas por meio da aplicação da computação paramétrica ambiental e dos processos de fabricação digital usando materials e métodos de fabricação locais . Com esta nova prática, definiremos uma nova arquitetura que emprega a alta e a baixa tecnologia no projeto. Um dos objetivos da oficina de design é incrementar estratégias para a arquitetura sustentável, de modo a trazer à concepção ecológica uma nova estética e agenda social ligada ao meio brasileiro.

O workshop fará parte do evento internacional FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, um fórum anual sobre a vanguarda da arte digital no icônico edifício da FIESP, na Av. Paulista. Aberto a profissionais e estudantes de arquitetura e design, a oficina de design incluirá modelagem computacional paramétrica, softwares de simulação ambiental, Rhino Grasshopper, GECO, Kangaroo e Galapagos, bem como Processing e Arduino, além de processos de fabricação digital usando corte a laser e máquinas de usinagem CNC para produzir modelos físicos e protótipos."

Imagem do workshop de 2010

Então, para se inscrever, acessem o site da AA http://saopaulo.aaschool.ac.uk/. Será de 12 a 21 de julho, e as inscrições são até 20 de junho.


________

Dançando na bruma...




Esse é o ANZAS Dance Studio, em Pequim, China. A ideia aqui era criar uma "aura", um ambiente místico, como se as pessoas estivessem dançando dentro de um nevoeiro, e o piso ficasse bem destacado.

Para conseguir o efeito, o escritório Tsutsumi and Associate Architecture pintou tudo de branco e revestiu as paredes com espelhos, onde foram adesivados pequenos círculos brancos, que vistos de longe, dão o efeito da "bruma". O piso foi feito em uma madeira mais escura, e dessa forma, ele parece se extender para além dos limites da sala, fazendo ela parecer maior, o que foi conseguido pelos reflexos (esse efeito foi crucial, por que a sala não é muito grande)




Efeito incrível, delicado e dramático (Black Swan feelings), o que mostra que com criatividade, é possível transformar um ambiente comum e repetitivo como uma sala de ballet, numa pequena obra de arte.


__________
25 maio 2011

Operação Arco-íris!




Este é  o edifício “Operation Rainbow”, que fica em Boudeaux, França, projeto de Bernard Buhler. Super colorido, destaca-se na vizinhança, formada por prédios mais "comuns".  Nele funcionam apartamentos e escritórios, distrubuídos ao longo das formas curvas e dos alegres vidros coloridos. Faz parte de um projeto de renovação urbana, e sua função é articular os novos espaços. 





Interessante o jogo plástico das curvas em constraste com as transparências coloridas. Essas janelinhas que sacam como prismas, são ótimas! Arquitetura lúdica e bem-humorada, ofereceu alegria e cor às redondezas! ;)




VEJA MAIS FOTOS:

24 maio 2011

Papel de Parede: Como Usar!




O papel de parede é um material que está em alta quando se fala em ambientação de interiores. Muito utilizado no passado, e depois de um tempo no ostracismo, as estampas atuais vieram com tudo, com um design contemporâneo e repaginado, capaz de conferir sofisticação e elegância aos ambientes.



E quais são as dicas e cuidados que se deve ter ao eleger o papel de parede para a decor? É o que vamos aprender nesse post! ;) As regras são simples, e dá pra coordenar facilmente com o seu espaço!

Em cômodos estreitos, o ideal é utilizar papéis com desenhos não muito largos, pois pode gerar a sensação de que o ambiente é menor ainda. Nesses casos, utilize estampas pequenas e repetidas, e vice-versa: se o ambiente for extenso, desenhos maiores são mais indicados.



Quanto às cores, o ideal é escolher as mais neutras, pois papéis muito coloridos e complexos podem cansar rápido. Esse tipo mais chamativo deve ser usado em locais isolados, como num cantinho compondo com um móvel especial, numa parede menor, de forma pontual. Tire partido da estampa do papel para criar sensações ópticas no ambiente: estampas verticais simulam um pé-direito maior, enquanto que as horizontais dão amplitude ao local.

A parede ideal para aplicar o papel é aquela que é vista logo ao se entrar no ambiente: a frontal ou lateral, e deve ser aplicado em uma só parede do cômodo, para garantir o destaque da estampa. Aplicar o papel na parede que só vai ser vista se a pessoa virar de costas, não valoriza o material. O papel pode e deve combinar com uma outra parede pintada em cor de tom semelhante, um jeito fácil é escolher uma das cores da estampa e comprar a tinta parecida ou igual.




Quanto à aplicação, a vantagem do papel é que é mais rápido e mais limpo do que a pintura, pois pode ser aplicado em até 2h. O papel é colado à parede com uma cola especial à base de água, e caso algo saia errado, é possível tirá-lo sem rasgar. A parede deve estar nivelada e sem rachaduras ou sujeiras.Umidade também não combina com o material, e para áreas molhadas, existe a opção do papel vinílico.

Sua apresentação no mercado é em rolos, com metragem que pode variar, sendo facilmente encontrado em lojas de revestimentos. A quantidade a ser comprada é calculada de acordo com a área da parede, mas deve-se comprar ao menos um rolo a mais, para evitar imprevistos. O custo varia de acordo com a sofisticação da estampa, mas geralmente papel de parede não costuma ser muito barato, mas vale a pena, pois é usado em lugares pontuais.





É uma opção durável , bela e que confere charme, renovação e personalidade ao ambiente, aprecio e recomendo! ;)

As fotos 1,2,3,5 e 6 são papéis de Marcelo Rosenbaum, para a marca Bobinex. 


__________
23 maio 2011

Rino Levi




Hoje falaremos sobre o arquiteto brasileiro Rino Levi. Filho de imigrantes italianos, nasceu em São Paulo em 1901, e mudou-se para a Itália em 1921 para estudar arquitetura (na Escola Preparatória e de Aplicação para os Arquitetos Civis, em Milão e depois na Escola Superior de Arquitetura, em Roma).

Escada monumental da Olivo Gomes. Paisagismo de Burle Marx

Living da Residência Milton Guper

De volta ao Brasil em 1926, trabalha na Companhia Construtora de Santos, ocupando o lugar que fora de Gregori Warchavchick, abrindo um escritório independente em 1927. Levi já demonstrava uma postura em favor da arquitetura moderna, tanto que enquanto ainda estava na Itália, enviou um artigo para publicação no Brasil em prol da nova estética (Arquitetura e Estética das Cidades), e durante uma visita à casa modernista de Warchavchick, sente-se muito influenciado pela racionalidade da obra.


Pavilhão da Olivo Gomes

Rino Levi teve um papel fundamental na afirmação da Arquitetura Moderna no Brasil, e sua obra está marcada pela racionalidade das composições, ênfase estrutural, rigor técnico, casas que se desenvolvem ao redor de pátios, e plasticidade. Trabalhou em associação com os arquitetos Roberto Cerqueira César e Luiz Roberto Carvalho Franco, e desenvolveu uma grande parceria com o paisagista Roberto Burle Marx, responsável pelos jardins e diversos murais de seus projetos.

Edifício Prudência

Detalhe do mural de Burle Marx, na Olivo Gomes

O arquiteto também participou ativamente na criação do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB, e em 1945 tornou-se membro do CIAM.  Juntamente com Vilanova Artigas, reelaborou o ensino de arquitetura da FAU-USP, onde ensinou até 1959. Sua obra é vasta, e entre seus principais projetos, estão a Maternidade Universitária de São Paulo (1944), a Residência Olivo Gomes (1949), a Casa Milton Guper (1951), O Banco Sul-Americano (1961), O Edifício Prudência (1944), Cinemas (Ipiranga, Art Palácio, Marabá, Piratininga), Hospital Israelita Albert Einstein (1955).


Banco Sul-Americano, São Paulo, atual Itaú

Rino Levi faleceu na Bahia, em 1965, durante uma expedição em busca de bromélias (a botânica era uma paixão) ocasião em que estava acompanhado de Burle Marx.


Mais sobre o arquiteto e sua obra, no livro Rino Levi, Arquitetura e Cidade


__________
20 maio 2011

Frank Lloyd Wright Póstuma


Planos que se lançam lembram a Falling Water


A Massaro House foi projetada nos anos 1950 por Frank Lloyd Wright, mas só foi construída anos depois da sua morte. Fica em Petre Island, New York, em frente ao lago Mahopac. 


Madeira e pedra: aproveita o relevo natural


Na época, a construção ficou muito onerosa, e então, só em 2007, o dono do terreno resolveu construí-la. Chamou o arquiteto Thomaz A. Heinz, que a partir dos desenhos originais, comandou a construção da casa.


O design do mobiliário também é de Wright

O projeto de Wright possuía diversos desafios tecnológicos, como lajes muito finas, grandes balanços, enormes vãos...o arquiteto Heinz utilizou ferramentas atuais como softwares de arquitetura para ajudar a decifrar o modo construtivo.


Planta "pinwheel"

O resultado foi uma casa com design original de Frank Llloyd Wright (um arquiteto moderno), construída com os materiais e técnicas contemporâneas

Intrigante, não?!


__________
18 maio 2011

Edifício The Wave




Este é o prédio The Wave (a onda), projeto de Henning Larsen Architects. Fica em Vejle, Dinamarca, e é um edifício multifamiliar, com vista para o mar.





A forma ondulada se destaca na paisagem, tornando-se um marco para o local. Deve ser uma delícia morar aí, com esse visual lindo e num prédio super diferente!






Amei!


__________

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...