30 março 2011

Luiz Nunes



Retrato do arquiteto Luiz Nunes
Caixa d´água de Olinda-PE, 1937

E no terceiro post da série arquitetos brasileiros, iremos conhecer um pouco sobre o arquiteto Luiz Nunes. Nunes nasceu em 1909 em Minas Gerais, e se formou em arquitetura pela ENBA, no ano de 1933.

Usina Higienizadora do Leite, 1935 - Inspiração em Gropius


Já em 1934, muda-se para o Recife, onde exerceu praticamente toda a sua curta carreira como arquiteto, sendo contratado pela Secretaria de Viações Pública do Governo do Estado, depois denominada de DAC e DAU, onde teve a oportunidade de formar um grupo de trabalho que realizava as obras em conjunto, envolvendo Joaquim Cardozo, Burle-Marx, Fernando Saturnino de Brito, Jose Noberto Castro e Silva, Helio Feijo, Joao Correa Lima, Antonio Baltar e Ayrton da Costa Carvalho.

Pavilhão de Verificação de Óbitos, 1936, atual IAB-PE: clara referência à Villa Savoye

Durante sua estadia em Pernambuco, Nunes teve sua produção centrada em equipamentos para o governo, como escolas, hospitais ou postos policiais, trabalhando pouco para o setor privado.
São de sua autoria projetos como a Usina Higienizadora do Leite, de 1934, o Hospital da Brigada Militar, 1937, A Caixa d´água de Olinda, 1937, o Pavilhão de Verificação de Óbitos, 1936, a sede da Reitoria da UFRPE, 1937 e a Escola Rural Alberto Torres, 1935.

Escola Rural Alberto Torres, 1935 - Inspiração no Palácio dos Soviets, de Le Corbusier


A obra de Luiz Nunes ficou marcada pelo seu pioneirismo na implantação da arquitetura moderna no Brasil, e especialmente no Estado de Pernambuco. Projetava sempre em linhas muito racionais, inspirado nos preceitos corbusierianos, como as lajes planas, pilotis, estrutura independente, fluidez espacial.

Apesar de ser um arquiteto jovem, já se destacava por possuir uma expressão arquitetônica definida, madura para sua idade. Teve uma vida bastante produtiva, apesar de breve, já que faleceu em 1937, com apenas 28 anos no sul do país, vítima da tuberculose. 


__________
29 março 2011

Escolha a forma da sua estante!



Que criativo o conceito dessa empresa de design italiana, a Lago!
Consiste em oferecer ao consumidor a oportunidade de comprar peças em tamanhos e cores variadas que permitem a formação de painéis com um desenho original e comunicativo.




Dá pra formar desde concepções mais abstratas a mais figurativas: balão de pensamento, bonecos, cobras, árvores...o que a criatividade permitir.


Uma estante como essa vira o centro das atenções de qualquer ambiente... ;)

Veja mais fotos de composições legais clicando abaixo:

28 março 2011

Kona Residence



Essa casa incrível fica em Kona, Havaí, nos EUA, e é rodeada por lava de vulcão resfriada.

O partido arquitetônico foi definido pela busca de visadas para a paisagem, e os cômodos da casa estão distribuídos de forma a garantir os melhores enquadramentos do visual exterior.

O espaço interno é composto por dormitórios e áreas comuns de lazer e estar, articuladas através de um corredor externo que conecta os ambientes.

A casa utiliza tecnologia sustentável, através de painéis solares e a utilização da própria lava, que ajuda a aquecer a piscina com a radiação solar. A água da chuva é coletada e distribuída para a residência.


O pavilhão de entrada, em madeira, foi inspirado na produção do artesanato local para dar as boas vindas ao visitantes, e pela casa há painéis esculpidos digitalmente que também remetem à cultura havaiana.

Achei um projeto super instigante, e de uma interessantíssima composição entre materiais. Os arquitetos souberam explorar bem o contraste entre as texturas e cores, aplicadas aos volumes nada convencionais.


O paisagismo também foi muito bem trabalhado, valorizando a transição entre o elemento construído e os arredores. E a piscina? Perfeita!

O projeto é do escritório Belzberg Architects, e foi construído em 2010.

Mais fotos, no link abaixo:

26 março 2011

Olinda em 360°



Muito legal essa ferramenta oferecida pela Prefeitura de Olinda:


Entrando no site, dá pra fazer um passeio com visadas em 360° pelas ruas da cidade!
As imagens são em alta resolução e dá pra ver vários detalhes...show!



__________

24 março 2011

Detroit em ruínas e Frank Lloyd Wright



Lembram-se daquele post que fiz mostrando fotos de Detroit em ruínas?
E não é que, para minha surpresa, entre as casas arruinadas por lá estava uma projetada por Frank Lloyd Wight? Fiquei sabendo através desse post via Architizer. 

A casa foi projetada em 1954 para a cliente Dorothy Turkel, mas não se sabe quando, foi abandonada e estava em processo de ruínas. Moradores da vizinhança, Norman Silk e Dale Morgan, depararam-se com a casa á venda e compraram em 2006. A intenção deles era ser fiel ao máximo às intenções projetuais de Wright. Eles iniciaram assim uma busca intensa por fotos e desenhos antigos, de onde puderam extrair as informações de como era a casa para realizar a restauração.




A casa é de fato peculiar, pois trata-se do único exemplar de Wright da fase usoniana que foi projetado em dois andares, e ainda, é o único projeto de Wright situado em Detroit. Desde a sua restauração, vem atraindo visitantes de todas as partes.



Aqui http://curbed.com/archives/2011/03/23/call-it-a-comeback-restoring-frank-lloyed-wright-in-detroit.php#flw-detroit-5 vocês podem ler uma entrevista com o casal que comprou a casa, onde eles dão mais detalhes sobre a restauração.

Muito legal a iniciativa, e o resultado ficou muito bom!


__________
23 março 2011

Lego na parede




Esses painéis  inspirados nas peças de lego são na verdade radiadores/aquecedores! Perfeitos para quebrar a monotonia do cômodo onde forem instalados. Uns mais coloridos, outros mais discretos, o design é criativo e interessante.


O produto se chama Brick, e é da marca italiana Scirocco, cujo website é recheado de outras ideias criativas, como o radiador em formato de clip , ou o snake, como o jogo do celular.



Só não é para o clima da maior parte do Brasil, aqui teria que ser um ar-condicionado...=)




__________
22 março 2011

Piscinas Incríveis


Paresa Resort, Tailândia

Maravilhem-se com essa galeria de piscinas incríveis...fiquei suspirando! De cores, formas e tamanhos diferentes...todas lindas!

São localizadas em hotéis de luxo, e geralmente, ficam no topo dos edifícios. Ótimas fontes de inspiração... Que tal um mergulho? (clicando nas fotos elas aumentam)


Amangiri Canyon Point, EUA

Lhasa Resort, China

Veja mais fotos:

21 março 2011

Workshop da AA no Rio




Estão abertas até o dia 28/03 as inscrições para o workshop que será oferecido pela AA - Architectural Association School of Architecture, entre os dias 5 e 14 de abril, na cidade do Rio de Janeiro.

A proposta é trabalhar com as sobras das alegorias de carnaval das escolas de samba, que serão reaproveitadas como matéria-prima dos participantes para desenvolver os seus trabalhos. O foco será no trabalho em grupo, e a ideia é adentrar a noite trabalhando, bem semana de entrega de projeto feelings.

As ferramentas serão, como é o foco da abordagem da AA, aquelas que permitem o desenvolvimento da arquitetura paramétrica. Os alunos irão utilizar extensivamente laptops, softwares como o Rhinoceros, e contarão com uma máquina de corte de modelos para confeccionar os trabalhos finais.



Uma super oportunidade pra conhecer melhor o trabalho com parâmetros, e não é preciso ser expert em computadores, modelagem 3D, ou discípulo de Zaha Hadid: segundo os organizadores, haverão turmas para todos os níveis de estudantes. 

O preço é meio salgado, (1.728 reais só pela inscrição - brasileiros podem dividir em até 2x!) mas vale a pena por se tratar de uma escola renomada internacionalmente, e uma oportunidade de ter contato com pessoas de vários lugares do mundo e com essa forma de projetar, ainda incomum no Brasil.



__________
20 março 2011

#diadoblogueiro!



By the way, hoje, 20/03 é dia do blogueiro!

Parabéns para todos os blogueiros e blogueiras, especialmente aos que escrevem blogs relacionados à arquitetura. 

Nesse blog http://rafaellahardman.wordpress.com/2011/03/20/dia-do-blogueiro/ tem uma lista ótima com blogs legais sobre o universo arquitetônico...divirtam-se!




__________

Fórum Jovens Arquitetos



Acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Fortaleza - CE, o Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos.


Segundo a comissão organizadora:


"Nos últimos anos, desenvolve-se na América Latina uma produção arquitetônica de valor, através de sua nova geração de arquitetos. Geração essa que vêm provando que, em meio à escassez de recursos e de tecnologias muito avançadas, é possível fazer uma boa arquitetura.
Assim, pareceu adequado explorar como esses arquitetos, inseridos em contextos similares, vêm respondendo de forma inovadora às questões contemporâneas, propondo novas maneiras de se pensar e fazer arquitetura, gerando novas formas de se viver as cidades, de se relacionar com os espaços e de se utilizar novos materiais e técnicas construtivas de forma mais racional, econômica e criativa."


A inscrição promocional vai até 24/04, e já estão confirmados entre os palestrantes SEBASTIÁN IRARRÁZAVAL (Chile), AL BORDE (Equador), ADAMO-FAIDEN (Argentina), STUDIO PARALELO (BR), ÁLVARO PUNTONI (BR), além de outros.

Mais informações, no website do evento: http://www.fjal.com.br/_forum.php?t=teste

PS: Aproveitei uma promoção ótima da TAM e já garanti a minha passagem para Fortal... ;)


__________
17 março 2011

Quarto Navio Pirata


Olhem só esse quarto com decoração inspirada no imaginário dos navios de pirata!
Pertence a uma (bem sortuda!) criança de 6 anos que mora nos EUA, cujos pais contrataram o escritório Kuhl Design Build para ambientar de forma lúdica e divertida o quarto de seu filho.



Uma proposta que oferece além de uma aura de imaginação e fantasia, a diversão necessária a uma criança, e até adultos que queiram se divertir também. Bem parque temático, né...adorei o escorrego! 

Só tem que tomar cuidado em propostas como essas, para o ambiente não ficar muito carregado, e o usuário "cansar" muito rápido de tudo.

Mais fotos do projeto, no link abaixo.

Shigeru Ban e o terremoto no Japão



Estamos todos acompanhando a tragédia japonesa envolvendo o terremoto e a tsunami que destruiu parte do país. Numa catástrofe como essa, uma das primeiras coisas que é afetada diretamente é a questão da habitação: muitas casas, apartamentos, e até prédios inteiros são destruídos ou invadidos pela água.

Dessa forma, o arquiteto tem um papel social fundamental, pois pode ajudar através do olhar do especialista a resolver de forma rápida questões relativas à moradia e dar auxílio aos que perderam seu lar.


Um exemplo disso, é a campanha que foi lançada pelo arquiteto japonês Shigeru Ban, que acaba de divulgar em seu website uma ação para conseguir donativos e ajudar as vítimas do terremoto.

Todo o dinheiro arrecadado custeará a produção de estruturas cuja função é dar maior privacidade às pessoas que serão abrigadas em ginásios. As estruturas são formadas de papelão rígido, técnica já dominada por Ban e explorada em seus projetos. 


Para ajudar, visitem o website do escritório: http://www.shigerubanarchitects.com/SBA_NEWS/SBA_news_5.htm


UPDATE:


Foram divulgadas imagens dos abrigos depois de prontos e com a população utilizando! Foram montados pelo próprio arquiteto e alguns estudantes. Iniciativa louvável, e o resultado, muito legal! Veja as imagens abaixo:


11 março 2011

Casas e Cultura Pop


Star Wars

Muito divertidas essas casas inspiradas em ícones da cultura pop. São residências de pessoas fanáticas por algum desenho animado, filme, ou seriado de tv, que decidiram transformar seus lares em réplicas quase idênticas aos cenários, ou criar o ambiente do seu jeito, tendo os ídolos como inspiração. 

Casa Hello Kitty

The Simpsons

Tem casa da Hello Kitty, Star Wars, Barbie, Simpsons, Star Trek, Senhor dos Anéis e até uma réplica do guarda-roupa da Carrie Bradshaw, de Sex and the City!

Cada uma mais incrível que a outra...


Star Wars

Flintstones

Para continuar vendo as fotos, clique no link abaixo:

10 março 2011

Gregori Warchavchik

E seguindo com mais um post da tag arquitetos brasileiros, essa semana falaremos um pouco sobre vida e obra do arquiteto Gregori Warchavchik. 


Ucraniano (naturalizado brasileiro), veio para o Brasil no ano de 1923, pouco tempo após a Semana de Arte Moderna de 1922. Encontra assim, um ambiente propício para instaurar as ideias modernistas que trazia da europa, onde trabalhou, seguindo os cânones de Le Corbusier, Walter Gropius e Mies van der Rohe. 

Aqui, trabalhou na Companhia Construtora de Santos, e já em 1925 publica o artigo "Acerca da arquitetura moderna", no jornal Correio da Manhã, onde criticou os ornamentos, ressaltou o moderno e fez elogios à "máquina de morar".

Casa da Rua Santa Cruz

Em 1927, se casa com a paisagista Mina Klabin, e inicia a construção da sua casa. A "casa na rua de Santa Cruz" como ficou conhecida (Vila Mariana, São Paulo), foi considerada por muitos como a primeira residência modernista no país, e nela Warchavchik pôde aplicar os preceitos modernos, utilizando algumas adaptações devido às restrições técnicas.

Casa Modernista da Rua Itápolis

Em 1929, projeta a "Casa Modernista da Rua Itápolis", onde aplicou de forma mais livre suas ideias, pois que já dominava técnicas mais arrojadas. Nessa casa aconteceram várias exposições de arte moderna, havendo uma grande efervecência cultural dos intelectuais de vanguarda.

Casa Modernista da Rua Itápolis

Projetou durante sua carreira ainda diversas obras, mas que com o passar do tempo, ficaram distantes da linha seguida pela Escola Carioca: a obra de Warchavchik era mais racional, fazendo com que o arquiteto seguisse um caminho paralelo aos dos seus alunos da ENBA.

Faleceu aos 76 anos em 1972, e o entendimento de sua obra é fundamental para a questão da introdução do moderno no Brasil, pois Gregori Warchavchik foi um dos pioneiros nesse sentido.


__________
08 março 2011

Sem-teto com Estilo



Esse abrigo para mendigos é fruto da imaginação do designer coreano Hwang Kim, que idealizou essa estrutura portátil e dobrável feita de papelão. Segundo ele, sua intenção é ajudar os homeless através da distribuição desse abrigo urbano, apelidado de Cocoon. É feito de placas independentes com dobraduras pré-definidas, que permitem que ele seja todo fechado e carregado para outro lugar. O designer fala que o projeto é uma solução prática para oferecer abrigo e proporcionar uma vida melhor para as pessoas que precisam dormir na rua, mas que não querem ficar ao relento. 


Minha opinião? Achei um artefato criativo e interessante do ponto de vista do design: bonito por parecer um origami, prático por ser dobrável e carregável, acessível, já que é feito de um material barato, e ele realmente resolveu o problema ao qual se propôs: oferecer abrigo de forma prática e rápida. Além disso, quando colocado no ambiente da cidade, torna-se um objeto que desperta curiosidade, intriga e interessa, quase como uma instalação urbana. 



Por outro lado, também é um produto que ressalta a questão do défict de moradia que existe no mundo todo, a necessidade que as pessoas que vivem na rua têm de uma casa de verdade, que um abrigo temporário como este não pode oferecer.



Ps: Quem curte nossa página no face já sabe, o blog está parado por causa do carnaval: tô na praia e aqui a net não pega bem! #3GTimFail



__________
03 março 2011

Orange Cube



Recém inaugurado e situado em Lyon, França, o Orange Cube (ou cubo laranja) foi projetado pelo escritório parisiense Jakob + Mcfarlane. Nele funciona um showroom de produtos de design e salas de escritórios.


Localizado numa área portuária, faz parte de um projeto de revitalização da região, e sua fachada metálica é toda perfurada  por círculos em diferentes tamanhos, articulados ao longo da estrutura de concreto. As perfurações, que permitem a entrada livre da luz solar e a relação do interior com o exterior, foram feitas tendo o movimento do rio como inspiração, e a cor laranja, deve-se a um tipo de tinta industrial usada em zonas de porto. 


A entrada é feita por uma perfuração em tamanho maior, e uma outra maior ainda na parte superior, serve de mirante para a paisagem, criando peitoris para os diferentes andares. O showroom (de pé-direito duplo) fica no térreo, onde foram colocados septos brancos irregulares e perfurados por polígonos, onde os itens são dispostos. Os escritórios estão distribuídos nos 6 andares superiores, e no topo, há um terraço jardim com áreas de estar.


A intenção era criar perturbações volumétricas, saindo do lugar comum da tipologia para escritórios.

Achei o edifício muito instigante, de uma arquitetura com volumetria e concepções bastante originais. Não gosto muito de edifícios que remetem à "coisas" (achei meio queijo suíço, ou Bob Esponja, hihihi!), mas concordo que a proposta é válida, e realmente interessante, exemplo de muito boa arquitetura.

Veja mais fotos clicando abaixo:
(De autoria de Roland Halbe)


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...