28 fevereiro 2011

Lucio Costa

Como prometido, hoje irei inaugurar aqui no blog uma nova tag, chamada arquitetos brasileiros!
Nessa seção, irei falar um pouco sobre vida e obra de arquitetos brasileiros (ou de outros países, mas que contribuíram para a arquitetura do Brasil) de maior destaque, priorizando arquitetos atuantes nos séculos XX e XXI. Uma seção boa para oferecer mais uma opção de pesquisa para quem vai fazer trabalhos da faculdade ou quer conhecer mais sobre um arquiteto de que tem interesse.
Para começar, hoje falarei um pouco sobre o grande mestre, o arquiteto Lucio Costa!


Lucio nasceu em Toulon, França, a 27 de março de 1902, e sua família retornou ao Brasil em 1917. Estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, onde depois lecionou, e no início de sua carreira era um entusiasta do estilo Neocolonial. Posteriormente, após ter contato com a obra de Le Corbusier, Lucio passa a projetar de acordo com os cânones modernos, e foi um dos líderes da revolta estudantil ocorrida na ENBA pela reforma do ensino, que era nos moldes Beaux Arts. 


Casa Saavedra
A arquitetura de Lucio ficou marcada pela releitura que fez da linguagem moderna, já que aliou elementos da estética racionalista aos da arquitetura colonial brasileira, característica marcante da Escola Carioca. Suas obras são modernas em essência, mas estreitamente relacionadas com a adaptação ao clima tropical, e o uso de elementos da casa tradicional no Brasil: telha canal, presença de muxarabis, madeira, e azulejos nas fachadas, são algumas características de suas concepções, como o Ministério da Educação e Saúde (1936), o Parque Guinle (1954), e a Casa para o Barão de Saavedra (1942).

Ministério da Educação e Saúde

Mais tarde em 1957, Lucio viria a projetar a sua obra prima, o plano para a construção da cidade de Brasília, o "Plano Piloto", como foi chamado. Segundo o arquiteto, o traçado veio do gesto de demarcar o território, no simbolismo da cruz. Brasília é considerada única no mundo, por ser uma cidade em que os preceitos do urbanismo corbusieriano foram amplamente aplicados.

Parque Guinle

De personalidade mais reservada, após a construção de Brasília Lucio preferiu se dedicar ao seu trabalho no Iphan e sua obra teórica, e aceitou poucas encomendas de projetos, trabalhando mais para familiares. Faleceu aos 96 anos em 1998, deixando um legado importantíssimo para a arquitetura brasileira e internacional. Sem dúvidas, um mestre, cuja obra serve de inspiração à arquitetos de todas as gerações.

Plano Piloto



__________
24 fevereiro 2011

Prateleira em forma de balão

Post rápido só para mostrar pra vocês: olhem que criativa essa prateleira em formato de balão de histórias em quadrinhos!
Bem diferente e divertida, ideal para dar um toque e humor ao ambiente. 
Combina com pessoas descontraídas e mais "descoladas".
Design original, gostei!

É da Fusca Design, e no website tem outros móveis bem bacanas!


PS: Segunda tem post maior, e estreia de uma nova tag aqui no Blog! Aguardem...;)




__________
22 fevereiro 2011

Barbie Concept Store





Devido ao grande sucesso do post sobre a Barbie Arquiteta (ele é o campeão de acessos do blog!), iremos retomar o assunto Barbie, hehe! Dessa vez, para falar sobre a Barbie Concept Store! 

A Barbie Concept Store fica em Shangai, China, e foi projetada pelo escritório Slade Architecture (visitem o website deles, muito legal). É a primeira loja da Mattel direcionada exclusivamente aos produtos Barbie, que vão muito além das conhecidas bonecas, já que englobam roupas, acessórios e maquiagem, entre outros produtos. A loja, de aproximadamente 3.200 metros quadrados, abriga a maior coleção de Barbies do mundo e produtos licenciados, assim como espaços para desenvolver outras atividades pelos visitantes da loja. 



O escritório utilizou como referências embalagens das bonecas, artes decorativas, moda, e iconografia arquitetônica, traduzidas na fachada composta de duas camadas, feitas de painéis de policarbonato por dentro, e de vidro por fora. O vidro externo tem um grafismo aplicado, que dialoga visualmente com o poliocarbonato do interior, através de reflexão e distorção. 

Os interiores são um show à parte: os visitantes são recebidos por um lobby de superfícies peroladas, do qual se sobre por uma escada rolante inserida em um tubo luminoso e rosa até o salão principal, de pé direito duplo. O ponto focal deste ambiente é a escada em espiral, decorada por 800 Barbies, que interliga 3 andares: um de roupas femininas, outro com o setor de de bonecas, e no topo, está localizado o café, para os clientes descansarem depois de um dia de compras! 



Achei o projeto um perfeito exemplo de tradução da identidade de uma marca para o objeto arquitetônico, e que o escritório soube captar o espírito que uma loja da Barbie requer, desde a escolha das cores até os acabamentos, e a forma como utilizaram escalas e proporções, gerando brincadeiras e espaços interessantes de percorrer. Exploraram bastante o aspecto lúdico na proposta, e por ser uma loja da Barbie, é quase toda cor-de-rosa, direcionado ao público consumidor (meninas!), mas que ao mesmo tempo, não fizeram o projeto ficar com ar infantil, ficou com cara de arquitetura, e das boas! 





Fiquei com vontade de ir lá conhecer! Pena que é na CHINA...meio longe!!!!!!! =)

Veja mais fotos no link abaixo:


21 fevereiro 2011

Concreto Translúcido



Fiquei bem impressionada com esse material que acabei de conhecer: o concreto translúcido!

É um concreto feito da forma habitual, só que com cabos de fibra óptica embutidos, que conferem um efeito de transparência e luminosidade.

Foi inventado e é produzido pela empresa húngara LUCCON (http://www.luccon.com/en/index.php), e está disponível em preto e cinza, mas são aceitas encomendas em outras cores.



Considero um material que abre uma ampla gama de possibilidades para o uso compositivo do concreto, e potencializa a busca de sensações arquitetônicas: é possível fazer jogos de claro x escuro, explorar o contraponto naturalmente gerado pela leveza da luz x a rusticidade do concreto aparente, sem falar que é visualmente impressionante!




recebeu vários prêmios e despertou o interesse de construtores ao redor do mundo. Como é um material novo, ainda não dá pra falar aqui sobre seu desempenho, prós e contras.



Mas...achei simplesmente incrível!




__________
18 fevereiro 2011

Passeio pela Villa Savoye

Quel tal um passeio pela Villa Savoye, do arquiteto Le Corbusier?


video


O vídeo fala sobre a história da casa, (em inglês), e percorre seus cômodos, mostrando um pouco sobre a "máquina de morar".

Foi feito pela i2i digital, uma produtora de tv inglesa, que possui um canal fixo para mostrar residências de interesse.
Para ver vídeos de outras casas, o site do canal é http://www.i2i.tv/what/homes.php

Aproveitem o passeio... ;)


__________
17 fevereiro 2011

Vitrine Louboutin




Já viram a vitrine da loja de Londres do designer de sapatos Christian Louboutin?
A marca é objeto de desejo de celebridades, it girls e mulheres mundo afora, e a vitrine explorou bem a aura que envolve um sapato Louboutin.
São letras gigantes, com tipografia inspirada nos letreiros de Las Vegas, em diferentes cores realçadas pelas luzes e neons.


Os sapatos ficam dispostos entre as letras, que tiveram as cores escolhidas para combinarem com cada modelo que seria colocado na vitrine.

Um arranjo criativo, que explorou diferentes escalas, proporções e combinação entre as cores, dialogando com os produtos em exposição. Gostei!



Design: Studio XAG
Fotos: Susie Rea.


__________

Balanço da década de 2000





O mais recente número da revista Projeto Design traz um balanço da arquitetura realizada no Brasil na década de 2000. A revista reuniu teóricos de diversas regiões do país, e lhes fez as seguintes perguntas:

1. Qual o principal projeto de arquitetura concluído no Brasil na última década? Por que?
2. Podemos apontar uma corrente arquitetônica iniciada ou desenvolvida no país nesse período?
3. Qual é o significado atual da arquitetura brasileira?
4. Em relação à década anterior, houve avanço ou retrocesso na arquitetura brasileira?
5. Quais os principais protagonistas da arquitetura brasileira neste período? Há um grande nome e revelação da década?

A ideia era criar um panorama da última década, e chegar a conclusões sobre os rumos da arquitetura brasileira. Entre os destaques, está a Fundação Iberê Camargo, de Álvaro Siza, considerada pela maioria dos entrevistados como a obra mais importante construída na última década no Brasil.

Para saber outros projetos, arquitetos, e tendências que se destacaram, vale a leitura da revista, que está à venda por R$ 20,00.

E você, que respostas daria às questões? =)



__________
16 fevereiro 2011

Barbie Arquiteta





A linha "I Can Be...", da Mattel, que caracteriza a Barbie em diversas profissões acaba de anunciar sua mais nova integrante: A Barbie Arquiteta! Hehehehe...

Achei ela suuuuper bonitinha, e segundo a marca, foi criada tendo a consultoria do American Institute of Architects, para garantir a fidelidade entre a profissão e os acessórios e roupas da boneca.

A Barbie Architect (ainda não lançada o Brasil), vem com um capacete de obra, óculos de grau, tubo para guardar projetos (rosa, claro!), e no seu vestido tem um skyline estampado.

Uma ótima desculpa pra comprar uma Barbie mesmo não sendo mais criança, hahaha.

Nos EUA, ela estará à venda por em média $12,00.


UPDATE:


O site da Mattel (http://shop.mattel.com/product/index.jsp?productId=11529384) já está com a Barbie arquiteta disponível para pré-venda, mas o lançamento é só em agosto.   Foram divulgadas outras imagens, da boneca na caixa, e a novidade é que ela também virá na versão morena! As duas são lindas, e custam $ 13,99. O site só entrega nos EUA e Canadá, mas se já tem data de lançamento por lá, significa que logo depois de agosto será lançada por aqui também!








__________
15 fevereiro 2011

Neve Iluminada

Read the english version of this post




Olhem que legal essa luminária que imita o formato de flocos de neve!

A ideia é da empresa italiana Album, que além dessa coleção, possui outros produtos de iluminação com design diferenciado. Vale a visita ao website  da marca para conhecer outros trabalhos... cada um mais legal que o outro!

Os “flocos” são de vidro e feitos à mão, e as lâmpadas, halógenas.

Perfeitas para agregar delicadeza e um ar lúdico ao ambiente... suspeito que elas sirvam mais para decorar que para iluminar, já que essas luzes não são tão potentes.




Bem autênticas e diferentes, um verdadeiro trabalho de arte.

Lindinhas! Quero na minha sala!


__________

Be My Valentine



Todo ano acontece nos EUA um concurso cultural para eleger uma obra de arte que ficará na Times Square no dia dos namorados gringo, o Valentine´s Day. Esse ano, a proposta vencedora foi a do grupo Freecell e Peter Dorsey, que chamaram a criação de LightHearted. 



Essa instalação urbana é uma estrutura de 3m de diâmetro, feita de tecido e alumínio, que tem a proposta de interagir com as pessoas, já que só fica na forma de coração se for armado por voluntários, que devem segurá-lo no alto em intervalos de 15 minutos! 

O coração vai ficar na Times Square até o dia 20 de fevereiro, e pra saber mais sobre esta ação, acessem o website do evento. 




Quem estiver passando por Nova Iorque, fica a dica da visita! 



__________
13 fevereiro 2011

Opportunità Saccaro







Oi, pessoal! Aí vai uma boa dica pra quem está precisando renovar o mobiliário, ou especificar aquele móvel mais sofisticado para o cliente: as lojas Saccaro estão em promoção, com descontos de até 50%.

Os preços especiais vão até dia 20 de fevereiro, ou enquanto durarem os estoques. Uma excelente oportunidade para adquirir móveis de alta qualidade, por um precinho mais amigo!

Para saber onde encontrar uma loja Saccaro em sua cidade, acesse o site da marca.


__________

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...