06 julho 2011

Decoração Junina em Caruaru!





As pessoas que me seguem no Twitter (@blogarquiteta - sigam!) ficaram sabendo que esse ano passei o São João em Caruaru, Pernambuco. Vi muita coisa bonita por lá, tanto que me inspirei para fazer esse post sobre decoração junina, ilustrado com as fotos que tirei. O mês de junho já passou, mas ficam as dicas para as próximas festanças!

Cozinha Junina: penduricalhos artesanais
Museu do Barro: Forro de TNT e luminárias


O São João de Caruaru foi dividido por partes: Um vila temática localizada na antiga estação ferroviária da cidade, e o Pátio de Eventos, onde ocorreram os shows. A vila temática é composta por várias casinhas cenográficas, cada uma com uma função (palco dos repentistas, mercearia, cozinha junina, casa dos noivos, casa da rezadeira, museu...) e a igrejinha - a intenção era representar uma vila de interior. Entrando em cada uma delas, deu pra ver várias ideias legais de decoração:


VEJA MAIS...




Barro e Palha
Artesanato na decoração: Colheres-de-pau, raspadores de côco, peneiras, esteiras, bonecos de pano, abanadores, vasos cerâmicos...a palha e o artesanato de barro e madeira foram a matéria-prima de grande parte dos adornos, com itens que podem ser adquiridos na própria Feira de Caruaru ou no Alto do Moura.

Ralador servindo de luminária
Colheres de pau e raspa côco adornando paredes
Tecidos Coloridos: Chita florida, tnt de diferentes cores, estampas xadrez...os tecidos foram usados para revestir as paredes e também para forro no teto: tudo bem colorido, tecidos estampados coordenados com os lisos, num clima bem regional.

Tecidos coloridos revestindo as paredes 
Cordéis na decoração
Cordas como forro e balões como luminárias
Gaiolas, cipó, cordas: Globos de cipó adornavam as lâmpadas, assim como gaiolas, e as cordas foram usadas para criar forros que escondessem o telhamento das casas.

Balões e Bandeirolas: E claro, não faltaram as tradicionais badeirinhas e balões embelezando ainda mais a festa. Com uma lâmpada dentro, vários serviram de luminária.

Gaiolas como luminárias e xilogravura
Forro de chita e luminárias de cipó
"Lustre" de balões

E o mais legal é que todas as decorações foram feitas por arquitetos da região. É isso, espero que tenham gostado das ideias e dicas que vi por lá. ;)


__________

Blogger: 3 Comentários

bel.tuli 11 de agosto de 2011 17:05

olá!
sou gaucha de porto alegre e visitei o teu blog, achei tudo muito lindo
se tu tiver um tempinho visita o meu tambem, faço artesanato com porongo "COCÓS".
htpp://bbelartes.blogspot.com

Blog da Arquiteta 25 de agosto de 2011 04:05

Obrigada pela visita, também passarei no seu... =)

Edvânia 3 de setembro de 2011 18:49

Adorei o SJ de Caruaru esse ano, essa vila ficou show de bola com a decoração dos arquitetos da cidade, tds escritórios de parabéns no quesito beleza, difícil escolher o que tava mais bonito...ótima idéia, podia repetir tds anos!!!!

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...