03 maio 2011

Autocad ou Revit?



Desde os primeiros semestres da faculdade de arquitetura, fui apresentada ao "programinha" que prometia salvar as nossas vidas: o Autocad. Na verdade, o cad facilitou muito o processo de desenho, se pensarmos que antes dele, era tudo feito na prancheta.

Pois bem, depois de quase 7 anos de uso desse maravilhoso programa (fatal error, oi) , me acostumando com todas as suas "manhas", atalhos e macetes, eis que sou apresentada ao Revit Architecture, acompanhado de muita propaganda de que reduziria em até 70% o tempo de desenho.

O Revit é um programa da mesma empresa do Autocad, a Autodesk, e foi desenvolvido especialmente para o desenho de arquitetura (já que o Autocad é um programa genérico, que pode ser usado por diversas profissões). Mas, quais as diferenças entre os dois? Vale a pena migrar do CAD para o Revit? Vejamos!

CONTINUE LENDO O POST:


No Autocad todas as etapas do desenho tem que ser feitas separadamente: após desenhar planta, desenha-se cortes, fachadas, etc. No Revit, desenha-se a planta e decide-se onde o corte passará. O corte é então gerado automaticamente, o mesmo para fachadas. A perspectiva também é gerada de forma simultânea.

No CAD, a matriz do desenho é sempre o comando line, e a partir dele, vão sendo geradas as plantas por outros comandos: offset, trim, extend...No Revit, já existem comandos pré-estabelecidos para desenhar paredes, portas, janelas, essas inclusive já são feitas interligadas ao quadro de esquadrias.

Interface do Revit - Desenhos simultâneos

Vantagens do CAD: Acho que o Autocad ainda é um programa que gera um desenho mais preciso, e seus comandos e interface são mais simples de lidar.

Desvantagens: O processo de desenho é muito demorado, cansativo.

Vantagens do Revit: Realmente facilita a o desenho, especialmente no quesito tempo, pela simultaneidade das plantas. É prático já inserir as portas em seus lugares e ver as paredes se afastando de forma automática, sem ter que digitar TRIM, entre outras facilidades, como a perspectiva que surge naturalmente ao longo do desenho, e pode ser renderizada no final.

Desvantagens do Revit: Na maioria das vezes, as vistas e cortes que são gerados a partir da planta baixa precisam de ajustes, pois não ficam totalmente perfeitas de acordo com as normas de desenho. Outra coisa chata, é ter que configurar vários parâmetros antes de começar a desenhar, e os menus e comandos não são tão simples como no CAD.

Interface do Autocad

Conclusão: Acho que vale sim a pena tentar migrar do CAD para o Revit, por que realmente os desenhos ficam prontos mais rápido. Porém, vale salientar que é preciso um tempo para adaptação e para ganhar agilidade no programa, pois seu modo de desenhar é diferente do CAD: a prática que você tinha não servirá de muita coisa. Se a entrega do projeto é para amanhã, continue usando o Autocad. =)




__________

Blogger: 53 Comentários

darllan 4 de maio de 2011 10:31

Pra mim, o melhor desses programas da Autodesk, não é nem a facilidade e a praticidade que trazem, mas sim a pechincha que é adquirí-los.
Entrei no site oficial (americano, já que o brasileiro não possui valores) pra ter noção de preço pra esses produtos, olha só o que achei:
AutoCad 2012: US$ 3,995,00
AutoCad Architechture 2012: US$ 4,995,00
Revit Architechture 2012: US$ 5,495,00
3D Max 2012: US$ 3.495,00
E entendam, esses valores são para 1 (uma) licença apenas!!!
Então pra vocês arquitetos procurando montar um escritório legítimo, desejo apenas boa sorte e mto $$$ pra poder começar a empreender!

Ana Carla 11 de maio de 2011 21:54

Sou muito fã e dependente do Auto Cad, ouço maravilhas do Revit, tenho mta curiosidade.
Super obrigada por sua visita no meu bloguito, adoraria saber seu nome.
Otima semana

bo 14 de junho de 2011 01:20

estou apaixonado pelo blog.
gostaria de saber qual o melhor programa para decoração?
obrigado.

Blog da Arquiteta 15 de junho de 2011 10:40

Bo, que bom que você gostou do blog, volte sempre!
Bem, para decoração, muitas pessoas relatam que utilizam o Pro mobile. É um programa usado pelas lojas de móveis modulados, e dizem que é muito prático. Não posso te dizer minha opinião pessoal por que nunca utilizei, mas recomendo que você dê uma checada nele.
Abraços!

Johnny Peterson 15 de setembro de 2011 13:35

Eu procurei o pro mobile e não encontrei
Tambem estive interessado Em um programa para decoração
E agradecer pelo tópico isso me ajudou na escolha para fazer um curso da Autodesk e vou estudar o programa Revit.

sergiodesigner 11 de outubro de 2011 04:56

Ola Ana Cláudia, olha adorei o seu blog, com relação o autocad e o revit acho um pouco complicado poder escolher um deles, mas a principio temos que meter em mente que o Revit é directamente para desenho de projecto em construção civil e é tecnologia BIM. Ja o Autocad não é mas sim é generico , Eu trabalho com o AUTOCAD a 9 anos e adoro ele e continuarei a gostar dele mas uma coisa é certa o dinamismo e o tempo contam muito e desde que comecei a usar o REVIT ARCHITECTURE o meu rendimento aumentou 90%. da uma olhada em meu blog http://revitluanda.blogspot.com/ .
UM ABRAÇO

Gabi 4 de novembro de 2011 18:14

Oi! Eu estava procurando uns bloquinhos do Revit na net e achei seu blog e gostaria de dar minha opinião sobre o tema. O escritório que trabalho começou a implantar o Revit, os últimos 6 projetos que fiz foram nesse programa e o que tenho a dizer é: estou adorando! Ainda existem algumas dúvidas, assim como eu tinha quando comecei a usar o cad.. mas vale super a pena. realmente o que ganhamos de tempo e de qualidade de projeto é muitíssimo interessante, além do fato de que, se você faz um template direitinho, você tem todas as planilhas pra obra praticamente prontas. É isso ai! beijos e parabéns pelo blog.

Anônimo 9 de novembro de 2011 07:55

de: marcomonchelato@hotmail.com

Pretendo fazer um experimento com o revit, porem, em (bauru sp) não há o curso. Assim sendo,gostaria de receber um desenho de alguém que já passou por esta fase,na net, não encontrei nenhum com esta extensão.
Grato

Livio Silva 25 de novembro de 2011 22:47

Ola!
Sou professor de Desenho Arquitetonico convencional e digital na Universidade Federal de Campina Grande. Resolvi os problemas com CAD desde 2003 quando passei a utiizar o DataCAD. O softwre eh inteiramente em Portugues e foi desenvolvido por arquitetos e engenheiros americanos em Avon em 1984.
Com o DataCAD meus alunos produzem muito mais e estao livres da pirataria. A licenca educacional valida por 1 ano custa apenas R$ 160,00 e licenca comercial R$ 1.860,00- EH ISSO MESMO -, empresa oferece suporte tecnico gatuito e nao cobra por atualizacoes.
Com o DataCAD desenhamos em 2D e 3D simultaneamente, paredes e esquadias sao parametrizadas, cortes e fachadas sao obtidos de modo automatico, a impressao eh muito simples e os arquivos podem ser exportados para DWG, 3DS, Sketchup, Word, Excel, etc. Os manuais sao do tipo passo-a-passo, em Portugues.
Visitem site www.datacad.com.br, assistam os filmes disponiveis e facamo download da versao de avaliacao. Como instrutor certificado e parceiro institucional, tenho o compromisso de auxiliar usuarios em todo o pais. Sera um prazer atender a quem se interessar.

ARQ E TEC 4 de fevereiro de 2012 18:18

Para responder à pergunta do artigo, O AutoCAD é o passado, dominando o Revit é possível fazer mais e melhor principalmente por estar tudo sincronizado a nível de alterações e também por permitir ter uma visão da performance e de custos dos edifícios. Dito isto tenho que notar também que para arquitetura é o ideal mas para planeamento urbano o ideal é mesmo CAD.
Para quem prefere software gratuito existe um chamado draftsite que se assemelha a um autocad 2006 podem ver uma pequena review aqui http://www.arq-e-tec.com/2011/04/draftsight-o-cad-gratuito-para-windows-mac-e-linux/

LUCIANO FRAZÃO 6 de fevereiro de 2012 10:11

Estou instalando o revit em meu computador. Faço arquitetura e passei para o 4º período e tenho que dar adeus aos meus desenhos. Sou um usuario médio no Sketchup e o Auto Cad ja tenho a quase um ano e não consigo tempo para aprender, a minha versão é 2011 em português e facilita. Período passado tive aula de Cad na faculdade mas era a versão 2006 em inglês e não consegui muito exito. Você acha que se eu iniciar o revet sem os vicios do Cad conseguirei aprender ou tambem vou ter dificuldade? A versão em português é ruim, ou eu que tenho dificuldades com o inglês posso utilizar o português?

Blog da Arquiteta 6 de fevereiro de 2012 10:23

Luciano, eu particularmente nao gosto da versao em portugues, nem do cad, nem do revit, pois os atalhos do teclado e os comandos tem nomes diferentes. Isso é ruim, especialmente pra vc que é estudante, pois quando for estagiar, com certeza o escritorio vai ter a versao em ingles, e você vai ficar perdido.
Eu acho que você pode sim aprender o revit, uma dica é decorar o nome em ingles e anotar o q ele significa, assim voce vai aprendendo, e aos poucos vc memoriza, e a dificuldade diminui.

Anônimo 28 de março de 2012 04:22

Em resposta ao Sr. Livio Silva (para esclarecimentos gerais),
"Com o DataCAD meus alunos produzem muito mais e estao livres da pirataria." Já sabia usar AutoCAD, SketchUp, V-Ray e um pouco de modo, mas ao começar um estágio na esfera pública tive que aprender o DataCAD. Acompanhei atentamente os vídeos e depois comecei a usá-lo diariamente. Detestei. Nem o uso dos botões do mouse é padrão, chega a ser irritante.
A produtividade é ~50% da de um Autocad... O governo riograndense deveria abandoná-lo totalmente e comprar o Autocad para a Sec. de Obras.
Ah, o 3D é pavoroso também.

Particularmente, vou começar a usar o AutoCAD Architecture, que parece ser um meio-termo daquele com o Revit. Espero gostar e aumentar a produtividade.

Abraço,
Gustavo

Anônimo 11 de maio de 2012 18:52

Olá todos.
Sou instrutor Autorizado Autodesk de AutoCAD e Revit.
Bom, pela minha experiência, tenho que discordar quando se fala que o Revit é 70%, 80% ou 90% mais rápido que o AutoCAD. Isso é FALSO. O que acontece:
O AutoCAD é usado hoje em dia como era usado nas décadas de 80 e 90. De lá pra cá muita coisa mudou na plataforma CAD, o que não mudou foram às técnicas de desenho dos usuários. E em comparação com esse método de trabalho antigo, o Revit não é 90% mais rápido, ele é 1000%. Afinal, estamos comparando um programa moderno com técnicas ultrapassadas de outro. Ou seja, o mesmo que fizeram com a prancheta quando surgiu o CAD.
Enquanto as pessoas acharem que o CAD é line, trim, offset e etc, e esquecerem que existe 3D no mesmo e que hoje em dia não é difícil como era antigamente. O Revit vai se sobressair.
Quando aprenderem a usar o AutoCAD de forma correta verão que ele é uns 20% mais lento que o Revit e se aprenderem a usar o AutoCAD Architecture que há muito tempo deixou de ser um AutoCAD cheio de bloquinhos para arquitetura e se transformou em uma plataforma BIM, ai é só uma questão de escolha, por que o fluxo de trabalho só dependerá do usuário.
Como preferencia particular prefiro o AutoCAD, seja o normal ou o Architecture. Muitas pessoas sabem usar CAD e poucas sabem usar o Revit. Os arquivos são mais leves e a compatibilidade do CAD nem se compara com a do Revit que na minha opinião é um verdadeiro desastre.

cesar gomes 30 de maio de 2012 11:58

Ola gostei da explicação , como alguns aqui tambem me interessei pelo Revit ..ja havio visto ele numa feira em Lisboa onde houve uma apresentação ...gostei ..mas senti q não era tão simples os comandos assim como no 3D max ...tem q se praticar muito ...mas vou tentar migrar para o revir , realmente como se falou aqui demora-se muito ate o termino de um projeto completo ...mas enfim cada vez somos mais exigentes em materia de tecnologias ...muitas coisas evoluiram rsrrs e eu q sou do tempo da prancheta e papel vegetal ...abçs a todos .

Miron 5 de junho de 2012 22:01

Boa noite a Todos! sou docente do Senac e instrutor Autorizado Autodesk para max, maya, revit, e CADs, assim como Instrutor de SU entre outros Softwares de desenho e tenho a dizer que muito provável o Revit venha a ser o Programa que irá dominar o mercado, o proprio governo está padronizando e criando templates para baixarmos. mas isso tudo é sem muita briga, essa migração deve ser feita de forma suave e tranquila, até para que o usuário não crie barreiras com o programa! preferencia todos temos, agora que o Revit é uma Tendencia de mercado ninguem pode negar. abraço a todos

P.S.: esse link leva aos templetes q falei acima. qualquer duvida podem entrar em contato pelo email mirondm@gmail.com

http://forum.projetoacg.com/t6-template-abnt-alan-araujo

Daniel Duailibe 13 de junho de 2012 08:21

Estou usando o Revit a mais ou menos 6 meses. E tenho que dizer, após o árduo início, onde coisas simples no CAD parecem super complicadas no Revit, assim que você se acostuma com a nova maneira de pensar e projetar no Revit, o programa faz jus à toda essa fama dele. É sensacional projetar, e é isso que o Revit nos proporciona, muito mais tempo para projetar sem se preocupar com desenhos e mais desenhos.. Produtividade? Acredito que pelo menos, 70% a mais, sem contar em facilidade de apresentação e outras vantagens. Parabéns pelo Blog..

Anônimo 7 de julho de 2012 22:14

Também sou Certificado pale Autodesk em AutoCad. Desde que comecei a utilizar o REVIT jamais voltei a usar o AutoCad que virou um lixo arqueológico onde pessoas tradicionais e conservadoras sentem dificuldade em abandonar, talvez por medo, covardia ou etc. Quem conhece a vantagem de se trabalhar com o REVIT tem noção de conceitos como níveis, associação de alvenaria com níveis, planilhas de orçamentos, levantamento quantitativo em segundos e etc. No REVIT retifica-se quarlquer coisa em segundos, enquanto no dinossaurico AutoCad tem-se que por vezes realizar um selecionamento trabalhoso e muitas vezes impreciso para se fazer alterações em objetos. Mas eu gosto quanto pessoas metem o pau no REVIT pois assim acabo ganhando em concorrência. No Brasil, os cérebros mal formados deixam de pesquisar as vantagens do Revit que é usado há muito tempo no primeiro mundo por engenheiros altamente qualificados. Envie um currículo para uma empresa e coloque que "utilizo AutoCad" e verá que terá milhões de pessoas concorrendo em pé de igualdade com você, apesar da atestada falta de qualificação ao usar esse software que parou no tempo há anos. Por outro lado, verá que as empresas que contratam estão dando mais valor para quem usa o REVIT.

Karina Herzog 14 de julho de 2012 20:49

Olá, estou iniciando no mundo Revit agora, e já estou adorando!!...Mas uma dúvida, eu utilizo o Revit em inglês, mas andei dando uma olha no programa na versão português e achei bem mais fácil e prático(diferente do cad que ficou horrível a tradução para o português). Eu queria a opinião de vocês: Vocês utilizam e preferem o Revit português ou inglês??

CSS 16 de julho de 2012 23:02

Bem, preferir o misterioso AutoCAD Architecture ao Revit pode ser uma questão de gosto. Jamais conseguirei entender como funciona a função paramétrica dele. Talvez seja uma questão de tempo... Possivelmente o Revit ainda não seja bem visto por ser quase desconhecido, tem muito arquiteto que nunca ouviu falar e nem imagina que possa existir (moro numa cidade do interior). Também experimentei DataCAD e MicroStation e achei ambos péssimos em todos os aspectos.

CSS 16 de julho de 2012 23:04

...Além disso a compatibilidade do Revit 2013 com o AutoCAD é perfeita.

Anônimo 2 de agosto de 2012 06:23

sou estudante de arquitectura e uso o autocad a 4 anos e desejo imigrar para o revit. e minha questão é.
quanto tempo leva para aprender o revit?

Anônimo 24 de agosto de 2012 15:40

Boa tarde Anônimo. O revit leva um tempinho para se acostumar. Depende muito de empenho. Até esquecer a idéia de que AutoCAD é mais facil demora. O certo é vc começar com projetos simples, como casas e depois ir para projetos grandes. Eu levei um bom tempo, mas tive a péssima ideia de ir para projetos grandes. De inícioleva-se uma semana para concluir, depois 3 ou 2 dias e no fim, dependendo do tamanho do projeto, no mesmo dia. Há tutorias do Revit no Youtube, que explicam coisas que no curso não ensinam. Espero ter ajudado. Abraços.

Anônimo 6 de setembro de 2012 11:34

Olá. Estou conhecendo o blog agora e tenho uma pergunta:
Possuo bastante conhecimento em autocad 2D e estou pensando em fazer algum curso de autocad 3D. Não tenho conhecimento em Revit. Estou na dúvida: o que vale mais a pena, aprender autocad 3D ou Revit?

Anônimo 6 de setembro de 2012 11:34

Se formos trabalhar com renderização no autocad e no Revit o que fica mais realista????

seygneur vicente 15 de setembro de 2012 04:23

ja tenho o desenho quase pronto, mais preciso da projeccao em 3D..preciso de ajuda tenho que entregar esse tabalho ate dia 18 do mes em curso

Anônimo 28 de setembro de 2012 13:42

Com certeza Autocad é um cuso imprescindível e é importante ter conhecimentos básicos deste. Adorei seu blog e o post.

Faço na impacta e recomendo pra quem quiser:
http://www.impacta.com.br/treinamento/Excel-2010-Modulo-I.php


Abraços

Anônimo 24 de outubro de 2012 11:52

Ola, minha filha faz arquitetura e eu preciso comprar um not. para ela estudar qual a configuração para se ter o REVIT no not.
obrigada.
Isa.

Rox 24 de outubro de 2012 15:57

Eu sou suspeita para falar do revit,pois amo de paixão e acho muito mais prático,fácil e mais realista.
se vocês quiserem dar uma experimentada,achei um site que vende o programa bem barato e te manda por download.segue:
digital-livros.loja2.com.br.
lá eucomprei o autodesk Maya que é muito bom também!.bjos!

Deia 5 de fevereiro de 2013 15:29

Estou adorando o blog, e se puder me faça uma visita também. Mas gostaria de recomendar a Point Cursos (http://www.pointcursos.com.br), que oferece cursos de Autocad e Revit também. Ainda estou começando e espero tocar esse projeto adiante... Beijinhos!!! E aí vai o meu blog: http://boaideiaarchitecture.blogspot.com.br/

Glauber Mendes 30 de abril de 2013 03:07

Olá sou estudante do curso técnico em edificações e utilizo o autocad à um ano.Sou novato por tanto queria saber se há risco de o autocad ficar demode, e o Revit acabar tomando completamente o seu lugar. Se existe essa possibilidade em quanto tempo espera-se que isso aconteça?

Blog da Arquiteta 30 de abril de 2013 21:10

Glauber, a tendencia é que mais e mais pessoas passem a usar o Revit, mas não vejo o CAD ficando obsoleto, pois para alguns tipos de desenhos ele ainda é muito usado. O ideal é saber os dois.

Taisa Alves 4 de junho de 2013 09:18

Olá, somos uma empresa ATC (autorizada) da autodesk.
E eu particularmente adorei o seu blog. Caso queira fazer alguma parceria segue abaixo nossa página no facebook: https://www.facebook.com/actech.tc?ref=tn_tnmn.
Tomei a liberdade de compartilhar a sua publicação, espero que não tenha nenhuma problema.

Abraços,

Anônimo 13 de junho de 2013 07:37

Bom dia!
Gostei muito do seu blog, eu particularmente uso o Autocad a 08 anos, mas já ouvi falar muito bem do Revit e sei que tem muitos arquitetos usando também o Sketchup, acho que vai depender muito do tipo de trabalho que a pessoa vai realizar, segue o link com meu blog que estou acabando de finalizar.
http://ajrprojetos.blogspot.com.br/
Todos os desenhos foram feitos no Autocad.

Andy 13 de junho de 2013 13:19

Hola, acabei de ler o artigo, é muito interesante e realmente o Revit agiliza sim o Projeto,entretanto ah um detalhe qu nao foi bem explorado por alguns ao comparar o Revit com AutoCAD: Conceito!, Revit não é software CAD, Revit é software PARAMETRICO, isso quer dizer que com ele ao faser seu projeto, ja fica inserido no propio desenho valores, custos, equipe tecnica, valores agregdos, o calculo etodas as principais variaveis do projeto, por exemplo: s voce aumenta a dimençoes de uma parede , automáticamente o projeto é todo remodelado sem ter que ser re-trabalhado em seus outros elemntos; O revit usado adecuadamente é capas e calcular todo material envolvido na obra, condiçoes climaticas do produto final (incidencia de sol nas paredes, alteraçoes termicas, etc); quanto ao orquivo ser maior, se justifica pelo fato de o Revit trabalhar nao só com o desenho , mas com o projeto em si; por ese motivo os arquivos sao maiores, pois nao é so o desenho, e sim o projeto todo envolvido no arquivo; por ese motivo digo, que a meu ver, é uma questao de conceito; Revit NÃO É UM SOFTWARE CAD; Revit é um software que TAMBÉM se pode faser o CAD, pois o CAD é o Desenho asistido (ou orentado) por computador, já o Revit se trata de PROJETO ASISTIDO (ou otientado) por computador, logo nao ah como comparar um e outro, pois sao de naturesas distintas em ultima instancia.

Mufasu CAD 28 de junho de 2013 20:40

Obrigado pela informação..

AutoCAD Tutorial

Anônimo 30 de julho de 2013 09:03

como eu faço pra baixar o revit e o cad ?

MARCO 30 de julho de 2013 13:55

Olá, tudo bem?
Atualmente é muito comum serem feitas comparações entre os programas técnicos como AutoCAD , 3DMAX , Revit , Sketchup, e por ai vai....A questão é que cada programa foi criado para atender uma certa necessidade específica, então seu design e funções são claras e para cada necessidade direcionada! O CAD tem funções que por exemplo o 3D MAX o Sket e o Revit não tem, e vice-versa. Cada um é usado mediante uma necessidade específica. Por isso certas comparações não são corretas serem feitas. Lógico que o 3D Max com vray é muito melhor que o render do CAD. Porém , tente fazer um projeto executivo 2D completo e detalhado no 3D MAX ou no sketchup, não tem como. Como diz o ditado, cada um no seu quadrado! Cada um tem de ser bom no seu segmento e para o que foi criado! Abraços

anderson mainetti 17 de setembro de 2013 11:40

Olá, seu artigo está ótimo, conseguiu descrever em poucas palavras e de forma clara a diferença dos dois aplicativos. Muito bom!
Gostaria de contribuir também, se me permitir.

O meu blog http://www.objeto3d.com.br/blog tem informações sobre como conseguir a versão de estudantes dos aplicativos.
E para quem quiser aprender o revit ou o AutoCAD, fala comigo pelo objeto3D que sou instrutor da Autodesk.

To seguindo seu blog... continue caprichando nas matérias e se um dia quiser escrever no meu blog, podemos combinar.
Abraços.

uilsonjc 22 de setembro de 2013 11:02

Rio de Janeiro, 22set2013.
Prezados Bo e Johnny Peterson lá em cima.
O nome do software para projetar mobiliário é Promob, cujo site é este : http://www.promob.com/PT
Um abraço para voces.
Atenciosamente.
Uilson de Jesus Carvalho - arquiteto - Rio de Janeiro-uilsonjc@hotmail.com

Anônimo 13 de novembro de 2013 07:27

Ola muito interessante me sérvio muito

Anônimo 5 de dezembro de 2013 16:30

Sou estudante de edificações, e no meu curso foi ensinado o AutoCAD 2D. Quando estávamos procurando estágio, uma amiga minha disse que muitos pediam o revit como conhecimento básico, logo perguntei a minha amiga que estava quase concluindo o curso de arquitetura, se o Revit era dificil ou não, se era melhor que AutoCAD, daí ela me disse que o Revit era mais prático, mas sua interface não é tão 'amigável' como o Autocad(que é bastante simples de se mexer). Comecei a estagiar, pelos Correios, e todas as plantas eram feitas/modificadas pelo Autocad, que até gostaram quando souberam que mexia no autocad. Então acho, na minha opinião, o ideal seria ter conhecimento nos dois, o AutoCAD é 'básico' e todos na área de arquitetura deveriam saber mexer, o Revit é mais um extra e algo que vc pode usar em projetos pessoais ou empresas que pedem que saibam. Hoje em dia mesmo, falar inglês está virando o básico, vc deve saber o inglês e mais o diferencial (no caso em questão, o revit seria o a mais). Enfim, não sei usar Revit, já ouvi mt elogios, então pretendo aprender, mas n significa que a pessoa tenha que usar um e somente um, pode variar conforme o que pedirem e o que for necessário.

DUSURF2 10 de fevereiro de 2014 15:04

faço edificações e tiver pouco contato com auto cad acredito que se o aluno nao procura cursos extra para se especializar vai fica pra tras.sempre tiver interesse em domina o cad mas fraquejei não busquei essa realização pretendo fz arquitetura mas antes de fz pretendo trabalha como projetista estou iniciando um curso de revit agora e fiquei bem perdido uma que nao sei ingles e outra ele te da muita opção mas acredito que com esforço e dedicação vou dominar.

Anônimo 12 de março de 2014 09:18

trabalhei na prancheta durante 30 anos aí surgiu AUTO CAD
nossa e agora eu com 53 anos o que fazer. Dizem que papagaio velho não aprende a falar é mito. Fiz um curso de 40 horas e aprendi meia dúzia de comandos e voltei a trabalhar. Hoje estou com 70 anos e preciso trabalhar me matriculei num curso e vou aprender o REVIT só que o papagaio envelheceu será que vou dar conta? não custa tentar.
Desejo aos jovens que façam todos os cursos que puderem em inglês ou português e sejam profissionais de verdade pois o mercado exige cada vez mais. Um abraço a todos e parabéns pelo Blog.

Anônimo 12 de março de 2014 09:19

Gostei deste blog e espero que outros gostem também.

Blog da Arquiteta 12 de março de 2014 10:19

Mas é claro que vale a pena! Nunca é tarde para aprender nada, isso é o que eu acredito! Parabéns por ser um profissional que está sempre se reciclando!

Anônimo 28 de maio de 2015 11:57

Em resposta ao Sr. Livio Silva (para esclarecimentos gerais),
"Com o DataCAD meus alunos produzem muito mais e estao livres da pirataria." Já sabia usar AutoCAD, SketchUp, V-Ray e um pouco de modo, mas ao começar um estágio na esfera pública tive que aprender o DataCAD. Acompanhei atentamente os vídeos e depois comecei a usá-lo diariamente. Detestei. Nem o uso dos botões do mouse é padrão, chega a ser irritante.
A produtividade é ~50% da de um Autocad... O governo riograndense deveria abandoná-lo totalmente e comprar o Autocad para a Sec. de Obras.
Ah, o 3D é pavoroso também.

Em resposta ao Sr. Gustavo (para os mesmos esclarecimentos gerais)
"Nem o uso dos botões do mouse é padrão" Cada software tem sua particularidade, os botões do cinema 4d e do 3D studio são diferentes, e ambos são ótimos.
"A produtividade é ~50% da de um Autocad" Seria de um AutoCAD ou de um usuário? Eu poderia dizer que um Autocad tem 35% da produtividade de um Allplan, mas quem sabe usar um Allplan?

Acho sempre complicado estigmatizar ferramentas, 'por é esse que eu sei é e o melhor' ou 'eu sei o português e não preciso aprender inglês'

Sou usuário de AutoCAD, DataCAD, Lumion, FormZ, Cinema 4d e Vue Xtream.
E estudando Archicad e BricsCAD.

Renato
Arquiteto e Analista de Sistemas.

Anônimo 15 de dezembro de 2015 22:00

Alguem poderia me indicar um bom curso de REVIT no RJ?

Anonimo 3 de fevereiro de 2016 16:03

Adorei o post. Bom, sou estudante de engenharia civil e utilizamos bastante o AutoCAD em nossos projetos, eu particularmente sei o básico e gostaria de migrar para o Revit, é mais prático ter um certo conhecimento do AutoCAD para aprende lo ou não?

Blog da Arquiteta 4 de fevereiro de 2016 03:17

Apesar das interfaces dos programas ser diferentes, ajuda sim, mas os comandos nao sao iguais.

Marcone Tavares 25 de abril de 2016 14:39

Muito bom este blog!

PARABÉNS!!!!

Arq. Thiago de Freitas 24 de setembro de 2016 17:10

uso o revit e Auto cad...

http://dfreitasarquitetura.blogspot.com.br/

Unknown 10 de março de 2017 14:46

Olá. Eu baixei a versão do AutoCAD 2017, ai o software não exibe a barra de ferramentas de modelagem. Porque será ??

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...