08 março 2011

Sem-teto com Estilo



Esse abrigo para mendigos é fruto da imaginação do designer coreano Hwang Kim, que idealizou essa estrutura portátil e dobrável feita de papelão. Segundo ele, sua intenção é ajudar os homeless através da distribuição desse abrigo urbano, apelidado de Cocoon. É feito de placas independentes com dobraduras pré-definidas, que permitem que ele seja todo fechado e carregado para outro lugar. O designer fala que o projeto é uma solução prática para oferecer abrigo e proporcionar uma vida melhor para as pessoas que precisam dormir na rua, mas que não querem ficar ao relento. 


Minha opinião? Achei um artefato criativo e interessante do ponto de vista do design: bonito por parecer um origami, prático por ser dobrável e carregável, acessível, já que é feito de um material barato, e ele realmente resolveu o problema ao qual se propôs: oferecer abrigo de forma prática e rápida. Além disso, quando colocado no ambiente da cidade, torna-se um objeto que desperta curiosidade, intriga e interessa, quase como uma instalação urbana. 



Por outro lado, também é um produto que ressalta a questão do défict de moradia que existe no mundo todo, a necessidade que as pessoas que vivem na rua têm de uma casa de verdade, que um abrigo temporário como este não pode oferecer.



Ps: Quem curte nossa página no face já sabe, o blog está parado por causa do carnaval: tô na praia e aqui a net não pega bem! #3GTimFail



__________

Blogger: 2 Comentários

Nicks 15 de março de 2011 19:18

Incrível como uma idéia tão simples (mas muito criativa) pode ter uma aplicação tão prática e útil. As pessoas só não podem ser claustrofóbicas!

Só não sei se no Brasil o "cocoon" daria certo. Já existe muita maldade contra os moradores de rua! Imagina o que aconteceria quando eles se 'empacotarem' dentro das suas 'casas'?! A parte do "...and have a peaceful rest..." ficaria só no manual de instruções!

Blog da Arquiteta 25 de agosto de 2011 03:50

Verdade! Talvez aqui fosse alvo de vândalos! Mas a ideia como design é muito legal! ;)

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...