10 março 2011

Gregori Warchavchik

E seguindo com mais um post da tag arquitetos brasileiros, essa semana falaremos um pouco sobre vida e obra do arquiteto Gregori Warchavchik. 


Ucraniano (naturalizado brasileiro), veio para o Brasil no ano de 1923, pouco tempo após a Semana de Arte Moderna de 1922. Encontra assim, um ambiente propício para instaurar as ideias modernistas que trazia da europa, onde trabalhou, seguindo os cânones de Le Corbusier, Walter Gropius e Mies van der Rohe. 

Aqui, trabalhou na Companhia Construtora de Santos, e já em 1925 publica o artigo "Acerca da arquitetura moderna", no jornal Correio da Manhã, onde criticou os ornamentos, ressaltou o moderno e fez elogios à "máquina de morar".

Casa da Rua Santa Cruz

Em 1927, se casa com a paisagista Mina Klabin, e inicia a construção da sua casa. A "casa na rua de Santa Cruz" como ficou conhecida (Vila Mariana, São Paulo), foi considerada por muitos como a primeira residência modernista no país, e nela Warchavchik pôde aplicar os preceitos modernos, utilizando algumas adaptações devido às restrições técnicas.

Casa Modernista da Rua Itápolis

Em 1929, projeta a "Casa Modernista da Rua Itápolis", onde aplicou de forma mais livre suas ideias, pois que já dominava técnicas mais arrojadas. Nessa casa aconteceram várias exposições de arte moderna, havendo uma grande efervecência cultural dos intelectuais de vanguarda.

Casa Modernista da Rua Itápolis

Projetou durante sua carreira ainda diversas obras, mas que com o passar do tempo, ficaram distantes da linha seguida pela Escola Carioca: a obra de Warchavchik era mais racional, fazendo com que o arquiteto seguisse um caminho paralelo aos dos seus alunos da ENBA.

Faleceu aos 76 anos em 1972, e o entendimento de sua obra é fundamental para a questão da introdução do moderno no Brasil, pois Gregori Warchavchik foi um dos pioneiros nesse sentido.


__________

Blogger: 1 Comentário

Beatriz Lotufo Junqueira 8 de março de 2017 19:33

Um mini resumo muito bem elaborado.
Obrigada

Postar um comentário

Facebook: comentários

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...